Kit de culinária ajuda pessoas idosas a socializar
Sabemos que quem mora sozinho, muitas vezes, não têm nenhum contato com outras pessoas no dia-a-dia, trazendo sentimentos de abandono e solidão. Estas emoções já foram consideradas de pouca importância pela sociedade, mas têm sido levadas mais a sério nos últimos tempos.
Muitas ideias têm surgido para unir as comunidades e auxiliar no combate à solidão, encorajando aqueles que podem se sentir solitários a participar de grupos diversos. Uma delas é polonesa.
Magda Sabatowska criou sua própria comunidade, chamada de Social Oven. A inovação é um kit de culinária de assinatura que ajuda mulheres idosas isoladas, que vivem em conjuntos habitacionais na Polônia, a se socializarem com seus vizinhos.
O kit contém tudo o que elas precisam para preparar e cozinhar uma refeição e compartilhar com a comunidade. Os vizinhos podem pagar pelas refeições preparadas pelos idosos, promovendo uma renda extra, ou oferecer serviços de troca, como fazer algumas compras de supermercado ou realizar consertos em casa.
O kit inclui informações sobre alérgenos, um livro de receitas e um cardápio do menu que pode ser colocado na porta da frente do anfitrião. Isso ajuda a alertar os vizinhos sobre as refeições disponíveis do dia. Há também uma máquina de cartão e caixas com adesivos para viagem dentro do kit.
Os vizinhos que participam do kit recebem um cartão do Social Oven, que fornece a eles uma quantia igual de dinheiro e favores para que eles possam decidir como pagarão pela refeição.
Sabatowska acredita que este formato irá incentivar a interação social entre os moradores que não têm uma razão ou oportunidade para se conhecerem ou conversarem. Ela, que cresceu na Polônia, disse que seu projeto responde às tradições polonesas nas quais cresceu, onde as mulheres idosas eram e, em geral, ainda são responsáveis por preparar refeições para suas famílias.