Viagens

Buscadores online com foco na acessibilidade para viajantes com deficiências


Você está lendo: Buscadores online com foco na acessibilidade para viajantes com deficiências

Encontrar hospedagem acessível para pessoas com deficiências motoras pode ser um desafio. Cerca de um em cada dois hóspedes com limitações disseram que enfrentaram obstáculos durante as estadias em suas viagens.

Principalmente, porque as informações disponíveis, muitas vezes, não são sinalizadas nos principais sites de pesquisa de reservas e nos aplicativos para dispositivos móveis. Além disso, a maioria dessa população, que inclui idosos com deficiências relacionadas à idade, frequentemente sente-se frustrada com os sites por enterrarem informações sobre os hotéis e propriedades particulares que fornecem serviços para viajantes com necessidades específicas e por não manter as informações precisas e atualizadas.

Como solução alternativa, muitos viajantes ficaram offline, recorrendo a agentes de viagens especializados em serviços de turismo acessíveis para pessoas com necessidades especiais, como a Accessiblego. Por outro lado, alguns buscadores têm ganhado fama por se especializarem no tema.

Handiscover, por exemplo, é um catálogo de unidades acessíveis em todo o mundo, incluindo hotéis e propriedades compartilhadas para aluguel de temporada. Ele certifica os locais e tem aproximadamente 28 mil opções de hospedagem, a maioria das quais é possível fazer reservas online. As propriedades certificadas vêm com fotos para mostrar seus recursos de acessibilidade, como banheiros com barras de apoio ou rampas na entrada.

O AbiliTrek também é outra nova opção e está está usando o crowdsourcing para construir um banco de dados de avaliações – como o TripAdvisor – com base em quão bem elas atendem pessoas com desafios físicos. A versão beta já está no ar, mas documentar o que está disponível é uma atividade que demanda tempo.

Comunidades vibrantes, mas com pouca força de marketing incluem a WheelMap, que lista lugares para cadeirantes no estilo Wikipedia, e a WheelchairTravel, que fornece dicas e informações tiradas dos viajantes – especialmente para viagens aéreas e ferroviárias.

O setor precisa ser mais amigável para os viajantes com necessidades específicas de mobilidade, audição ou desafios visuais. Garantindo a transparência das informações e a comunicação clara para facilitar a vida dos viajantes de todas as partes do mundo.