Empresa japonesa cria mesquita móvel para Olimpíadas de 2020
Enquanto o Japão se prepara para receber visitantes de todo o mundo para as Olimpíadas de Verão de 2020, uma empresa de eventos esportivos e culturais de Tóquio criou uma mesquita sobre rodas que espera que os visitantes muçulmanos se sintam em casa.
Yasuharu Inoue, CEO do Yasu Project, disse que a possibilidade de não haver mesquitas suficientes para os visitantes muçulmanos em 2020 é alarmante para um país que se considera parte da comunidade internacional.
As mesquitas móveis possuem 48 metros quadrados, podendo acomodar 50 pessoas, e serão disponibilizadas em diferentes locais olímpicos para fornecer aos muçulmanos um local de culto durante o torneio. A parte de trás do caminhão de 25 toneladas foi modificada com uma tecnologia capaz de dobrar a largura.
A primeira mesquita móvel foi anunciada no final de julho diante do Toyota Stadium, um estádio de futebol da Liga J em Toyota City, que também é a sede da companhia automobilística com o mesmo nome.
Inicialmente, os organizadores do projeto planejam focar em eventos esportivos internacionais no Japão e no exterior. Mas, espera-se que o projeto faça mais do que preencher uma lacuna na infraestrutura religiosa.
Indo adiante, a mesquita poderá ser encontrada em países como Indonésia, Malásia, África, Oriente Médio, além de atender refugiados vindos da Síria, para que o local pudesse ser utilizado como uma ferramenta para promover a conscientização sobre as religiões e, quem sabe, a paz mundial.