H2Fly opera avião alimentado por hidrogênio líquido
A H2Fly – uma startup com sede na Alemanha – alcançou recentemente um marco significativo na aviação, completando um voo de aeronave elétrica movida inteiramente a hidrogênio líquido.
O protótipo da aeronave HY4 partiu de Maribor, na Eslovênia, no final do mês de Setembro de 2023, e realizou uma operação segura e eficiente durante os testes. Quatro voos foram realizados, incluindo uma experiência de aproximadamente três horas.
A aeronave utilizou hidrogênio líquido para alimentar um sistema de propulsão de célula de combustível elétrica e armazenou criogenicamente o hidrogênio líquido.
Utilizado para substituir o hidrogénio gasoso pressurizado, o hidrogénio líquido reduz significativamente o peso e o volume dos tanques.
A novidade apresenta a promessa de um futuro da aviação mais sustentável. A startup ainda tem como objetivo ampliar sua tecnologia para aeronaves regionais e apoiar a descarbonização da aviação comercial.
O projeto recebeu financiamento de várias organizações, incluindo o Ministério Federal Alemão para Assuntos Económicos e Ação Climática (BMWK), o Ministério Federal Alemão para Digital e Transportes (BMVD) e a Universidade de Ulm.