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ENTREVISTA – Marianne Brepohl, gestão e bem-estar na Lapinha SPA


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Atuando há 3 anos na direção de marketing e vendas da Lapinha SPA, a jovem Marianne Brepohl comanda mudanças e ideias arrojadas em um dos melhores centros de saúde integral do mundo. A executiva, que já nasceu imersa em um mundo de bem-estar e saúde, conversou com o Disque9 e falou mais sobre a Lapinha, suas experiências em grandes multinacionais, seus rituais de beleza e bem-estar e até nos contou uma super novidade! Confira abaixo:

Crédito: Alex Trinks

APRENDIZADOS DAS MULTINACIONAIS PARA A LAPINHA SPA

Marianne estudou marketing na ESPM e logo iniciou sua carreira em grandes empresas como Toyota, Credicard e GE Money. Como nasceu em um meio de bem-estar e saúde, Marianne sempre foi uma apaixonada por cuidar de pessoas, mas com os estudos e a trajetória profissional, ela diz que seu “lado marqueteiro é muito aflorado”: não poderia haver melhor combinação!

O sucesso de hoje é também resultado do aprendizado que teve nas multinacionais em que trabalhou. Marianne comenta que a GE Money e a Toyota têm uma visão de melhoria contínua – que ela fez questão de aplicar na operação da Lapinha SPA. Um exemplo que ela apresenta é o curso Six Sigma que fez na GE, que busca encontrar a causa raiz de um problema ao invés de lidar com ele de forma superficial. A executiva comenta que isso serve como ferramenta, mas que também mudou sua forma de pensar:

Sempre temos como melhorar, mas antes de agir, o importante é achar a causa da falha ou erro, ou então não estaremos melhorando, apenas fazendo mais do mesmo.

Marianne completa dizendo que este é um pensamento que não chegou nas empresas familiares, o que gera decisões precipitadas e pouco estratégicas. Ela reviu todos os processos da Lapinha e comenta que a cultura da empresa está mudando, e que a filosofia está sendo enraizada nas metas e no dia a dia.

Para ilustrar melhor, ela apresenta uma situação: se um hóspede reclama de uma massagem, logo associa-se a um erro do massoterapeuta. Mas por que não são analisados outros fatores que podem ter influenciado na crítica? A massagem era ideal para o hóspede ou então a maca estava muito fria? O aroma estava agradável? A música estava muito agitada e atrapalhou o momento? Marianne completa: “Claro que não podemos esquecer a questão da massoterapeuta, mas ela é apenas uma das variáveis”. Sem dúvida um aprendizado para muitas empresas: considere as variáveis e encontre a causa raiz – anote esta dica!

De sua atuação na Credicard e Toyota, ela diz que foram verdadeiras escolas de marketing. A diretora afirma que das duas empresas vieram ensinamentos e experiências que ela aplica hoje na gestão do marketing da Lapinha. Marianne comenta que, por exemplo, ao elaborar um plano de marketing ela aplica os aprendizados de clusterização, ações de CRM, comunicação institucional e de serviços.

O QUE FAZ UM SPA COMPETENTE NAQUILO QUE FAZ?

Perguntamos à Marianne o que faz um SPA realmente competente naquilo que faz e a executiva foi muito clara ao responder que ter um propósito e um público bem definidos é essencial, pois somente assim será possível escolher quais serão as terapias e serviços de bem-estar adequados. Desta forma, o empreendimento poderá estar mais alinhado com as expectativas do cliente e o benefício acontece para os dois lados: “um SPA de um hotel em São Paulo, tem em seu propósito o relaxar, tratar jet-lag e esportivo. Com isso ele poderá moldar os seus rituais, serviços e mimos para o tipo de público que vai frequentar o seu SPA. Muito diferente de um localizado em um resort na Bahia, que precisa de tratamentos para casais, estética e claro, os de relaxamento.”

THE NEXT BIG THING – AS PRÓXIMAS TENDÊNCIAS EM SAÚDE E BEM-ESTAR

Sobre o que está por vir, Marianne confirmou o que temos visto aqui no Disque9: a volta às raízes, “valorizar os rituais da própria cultura, um culto ao silêncio, alimentação orgânica, tratamentos misturando tecnologia e o natural e principalmente a valorização do ser humano”.

A diretora enfatiza que isto é uma tendência mundial não só dos SPAs, mas de todos os segmentos, pois o toque, a conversa e o tempo disponível têm sido muito valorizados ao redor do mundo, já que estamos carentes de, “longas conversas com nossos médicos e até com os jardineiros. E isso está sendo potencializado pelos SPAs”.

O SPA FAVORITO DE MARIANNE

Marianne tem buscado cada vez mais benchmarks em relação aos empreendimentos de saúde e bem-estar, tanto que suas malas estão prontas para visitar SPAs da Índia e Tailândia.

Ela comenta que de todos que já frequentou, o que tem um carinho especial é o Lanserhof na Áustria. Ela diz que se identificou com a forma com que eles traduziram o conceito de SPA, uma filosofia chamada LanserMed, “que foca em algo muito similar aos pilares que eu acredito. E da mesma forma que a Lapinha, eles estão mais na parte médica do que nos rituais por si só.”

RITUAIS DE BELEZA, SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

Marianne diz que ao longo da vida foi desenvolvendo seus próprios rituais e ressalta que alimentação, sono de qualidade e atividades físicas são os principais aliados de uma boa saúde! Além disso receber boas massagens, praticar meditação e também estabelecer os rituais de estética.

Sobre a alimentação, ela comenta que nem sempre consegue manter os horários e por isso preza pela qualidade e tipo de ingredientes que ingere. Na casa dela não entram frituras, refrigerantes, lactose e nem glúten! Marianne opta por sucos verdes de manhã, frutas, verduras e outros alimentos funcionais que vai conhecendo. Nos momentos com os amigos, ela diz que não é tão radical, mas afirma:

Sou fiel à famosa frase: você é o que você come, e vou além, você é o que você absorve.

Sobre as atividades físicas, ela pratica yoga e corrida, 2 e 3 vezes por semana, respectivamente. Mas ainda não está bom! Marianne diz que gostaria de ter uma atividade física mais forte, como uma hora de aeróbio e uma hora de fortalecimento 5 vezes por semana.

Falando do sono, ela nos conta mais sobre sua rotina para conseguir dormir mais cedo e bem: um bom chá calmante, o ritual de seus cremes de beleza e para encerrar um bom livro. Além disso, Marianne não consome café ou produtos com cafeína depois das 15h: “muitos acham que não atrapalha o sono, mas só percebem o benefício depois que experimentam um período de 7 dias sem.” Que tal tentar este desafio?

Marianne encerra com uma dica: “transforme o cuidar da saúde e do corpo em um ritual gostoso e prazeroso. Assim nenhum dia será como um hospital e todos serão como estar num SPA de relax!”

VIAGENS E DESTINOS

Uma frase que inspira Marianne em suas viagens é: “para saber para onde você está indo você tem que saber de onde veio”, por isso entre os destinos que encantam Marianne são aqueles em que é possível conhecer a história e a cultura do mundo em que vivemos, das tribos, “e assim posso a cada dia ser um ser humano mais completo”. Concordamos muito com a Marianne!

Entre os destinos histórico-culturais, ela diz ter paixão por Londres e Europa em geral, mas também lhe encantam viagens para conhecer a história dos Estados Unidos e Equador.

Além desta motivação, Marianne também gosta de ir para praias e recarregar as energias! Ela comenta: “pisar na areia, caminhar, correr, nadar, tomar sol e me alimentar de forma saudável me dão aquele gás que preciso para aguentar a agitação do dia a dia.”

NOVIDADES PARA A LAPINHA

Novidades estão sempre sendo introduzidas na Lapinha e são analisadas de forma cuidadosa: anualmente é feita uma avaliação completa de todos os serviços e produtos oferecidos pela Lapinha.

Marianne nos contou que existem muitas novidades para os próximos anos e que estão em “fase de sonho” e por enquanto não é possível dividir. Porém nos contou uma delas que logo sairá do forno! A Lapinha SPA está desenvolvendo um serviço de delivery de alimentos para quem quiser continuar a dieta após o término da hospedagem. No início estará disponível apenas em São Paulo, mas existem planos de expansão para todas as capitais.

Delivery de alimentos orgânicos para que seja possível manter a alimentação saudável é genial e mostra o compromisso da Lapinha com o bem-estar e saúde de seus clientes! Muito alivía aí, não é?

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Visite o site da Lapinha SPA e também o Lift, blog de Marianne sobre saúde e bem-estar.