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ENTREVISTA – Francisco Costa Neto: visão além da praia do cerrado


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Francisco Costa Neto é Diretor Executivo de Experiência do Grupo Rio Quente. Migrou do mercado financeiro para o mercado de turismo e sem a visão romântica da hotelaria, o seu foco é direcionado para resultado e lucro. O Disque9 teve o prazer de entrevistar este executivo e garantiu algumas novidades em primeira mão!

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Rio Quente e seus desafios

Ser Diretor Executivo de Experiência em um complexo tão grande tem as suas vantagens mas também há grandes desafios. Para Neto, cultivar e transferir a cultura empresarial é o principal deles.

Atuar em um produto que existe há tanto tempo, que já passou por diversas gerações também tem seu peso. A natureza que envolve o destino ajuda bastante, mas não dá para contar somente com isso. A receita de sucesso está no fator hospitalidade e nosso entrevistado admite que teve que resgatar o que a sua mãe lhe ensinou, mas que se adaptou bem.

Sua experiência anterior no mercado financeiro trouxe alguns elementos para a sua nova rotina, mudando um pouco a perspectiva do mercado do turismo. Cita aqui a gestão com alto desempenho, o modelo de negócios (mixed used) e o alinhamento societário.

A empresa atua em diferentes segmentos: hospitalidade, clube de férias, operadora e entretenimento. Quando questionado qual é o mais desafiador, ele afirma: “Todos são, mas o que está em maior transformação é o de operações turísticas”.

O negócio

Para iniciar este ponto, nada melhor do que definir experiência e Neto foi bem romântico. Para ele, experiência é viver sonhos com a família e com os amigos.

Não estamos falando aqui de um simples resort, mas sim de um destino brasileiro. Isto deve ter um peso, certo?

“O Rio Quente é um dos destinos top 10 na pesquisa anual do Google e competir com estados, cidades e outros players é um grande desafio para o budget de marketing, mas isto nos motiva”.

Falando nisso, é bastante interessante pensar que no Brasil, com uma costa tão grande, o maior resort esteja no meio do cerrado. Para Neto, o segmento está estagnado. O modelo de negócio deveria ser ‘mixed use’… “mas ter o modelo e não ter o sistema de gestão de nada adianta”.

Falando de Time Share

O Grupo Rio Quente foi pioneiro em várias frentes, inclusive na implantação do sistema de Tempo Compartilhado (Time Share) no Brasil. Aparecer com esta ideia no mercado, provavelmente lhes rendeu a taxativa de malucos. Neto concorda que algumas vezes os primeiros realmente são malucos, mas ele acredita que foram felizes na escolha. Afinal, quem não se consideraria feliz tendo vendido mais de meio bilhão de reais nesses últimos 15 anos?

Os Estados Unidos são os grandes concorrentes neste produto. Lá, os índices de satisfação são bastante altos, ao contrário do que acontece aqui no mercado brasileiro de maneira geral.

“Acho que as vantagens de ‘planejar suas férias’ são grandes, o brasileiro precisa aprender a pensar mais a longo prazo, e este produto é perfeito para isto”.

Apesar disso, o grupo tem bastante sucesso neste sistema. Não é à toa que possuem um hotel dedicado exclusivamente a time-sharing dentro do complexo. E Neto complementa:

“O Rio Quente Cristal realmente foi um divisor de águas, e não sei se existe nada igual até o momento. A ideia por trás disso é simples: nossos clientes do Rio Quente Vacation Club merecem isto, e talvez muito mais. Nos aguardem”.

Este ‘nos aguardem’ nos deixou bastante curiosos e acompanharemos de perto os próximos passos. A novidade do momento é que o Rio Quente passará a administrar hotéis de terceiros e seu primeiro empreendimento é o Marulhos em Pernambuco.

2020 está logo ali…

Com o plano 2020, o futuro Rio Quente está fundamentado em 3 pilares:

1) Dobrar de valor.
2) Aumentar a satisfação de clientes – e aqui seus associados (como chamam seus colaboradores/funcionários) também devem ser tocados.
3) Aumentar a posição no ranking das melhores empresas para se trabalhar – hoje estão no 22º lugar, pelo Great Place to Work.

E falando em pessoas, em associados, Neto completa: “eles que fazem tudo acontecer”.

Falando um pouco sobre Francisco Costa Neto…

Idade: 47
Cidade Natal: GoiâniaFranciscoCostaNeto
Inspiração: Ser o melhor todo dia
Destino: Rio Quente
Livro: Sonho Grande
Atividade: Família
Quem você gostaria de ser se não fosse você mesmo? Não tenho
Maior vaidade: Não ter vaidade
Mania: Info Junkie
Medo: Ficar entediado
Maior conquista: Família
Thumbs up para… ousadia
Thumbs down para… pensamento mesquinho / pequeno
Defina-se com uma palavra: Aberto
Tá faltando nas pessoas: Pensar grande
Hospitalidade é… ser mais que hospitaleiro
Sucesso se consegue com… time de alto desempenho