Embalagens de celulose para substituir plásticos de uso único
Enquanto o consumo de papel em outras áreas tem sido diminuído, a celulose tem sido qualificada como uma das opções que melhor substituem os plásticos. E a PulPac afirma ter desenvolvido o primeiro método de produção do mundo para substituir todos os tipos de embalagens plásticas de uso único.
Os produtos não são apenas mais baratos que os plásticos, mas também são biodegradáveis e compostáveis. O sistema molda a polpa de celulose a seco em praticamente qualquer forma em menos de um segundo. As embalagens destinadas a armazenar produtos secos podem ser feitas apenas com celulose, que se dissolverá em água em minutos. Para recipientes com líquidos, a celulose pode ser modificada para se decompor mais lentamente.
O método criado pelo PulPac permite moldar a celulose na mesma velocidade e baixo custo dos métodos utilizados para o plástico. Além disso, o novo sistema não usa água, em contraste com os métodos de moldagem tradicionais, que costumam consumir muita água.
A empresa utiliza fibras de madeira renováveis para sua matéria-prima, que também é mais barata que a matéria-prima usada para fazer embalagens de plástico ou alumínio. A tecnologia pode ser usada para fazer de tudo, desde cápsulas de café a potes de salada prontas.
Os plásticos de uso único, como o das cápsulas de café, ocupam uma enorme quantidade de espaço nos aterros, com cerca de 29.000 cápsulas jogadas a cada minuto. Muitos recipientes descartáveis também são feitos de materiais que precisam ser desmontados antes de serem reciclados.