Ecossistema holandês vai unir água, energia e alimentos na Expo Dubai 2020
Para a World Expo em Dubai, em 2020, os holandeses estão construindo um bioma temporário, e não apenas um prédio. O pavilhão onde o biótopo irá emergir é uma instalação climática circular motivada pelo tema central de unir água, energia e alimento.
A arquitetura retangular apresenta uma estrutura central em forma de cone, com anéis concêntricos de plantas, como atração visual – claramente visível do lado de fora através de uma fachada totalmente envidraçada. Os elementos interiores são inspirados no ritmo típico da paisagem verde holandesa e padrões geométricos e elementos da cultura árabe.
Dentro do pavilhão os visitantes terão uma experiência sensorialmente rica de habilidades holandesas nos campos da água, energia e colheita de alimentos. O conceito de clima circular ou de ciclo fechado gera um mundo no qual os visitantes são capazes de mergulhar em diversas sensações no silêncio, podendo descobrir formas naturais de controlar o clima.
O pavilhão deve ser construído usando materiais estritamente locais, que serão devolvidos para a Expo quando o evento terminar. Isso faz parte de um esforço de colaboração de longo prazo entre os Países Baixos e os Estados do Golfo que trabalham juntos para a auto sustentabilidade na região. Desta forma, a instalação pretende ser um reflexo do potencial de uma ação colaborativa para criar um sistema onde os habitantes possam produzir a sua própria água, energia e comida – mesmo num clima desértico.
Além de representar a Holanda como especialista em produção de água, energia e alimentos, o pavilhão abrigará um espaço para exposições, um restaurante, um auditório, uma sala VIP e uma loja. Ele é uma colaboração entre quatro empresas de arquitetura e engenharia: Expomobilia, V8 Architects, Kossmann.dejong e Witteveen + Bos.
Situado no bairro de Sustentabilidade da World Expo 2020, o espaço funcionará como um ponto de encontro de profissionais da área, reunindo know-how e tecnologia de sustentabilidade de todo o mundo. Em última análise, a Expo 2020 de Dubai se esforça para desencadear um novo pensamento sobre os efeitos de longo prazo não só no Oriente Médio, nos temas interligados a mobilidade e oportunidade, juntamente com a sustentabilidade.