Tecnologia

Detector de tubarões avisa quando a praia não é segura


Você está lendo: Detector de tubarões avisa quando a praia não é segura

No ano passado, ataques de tubarão não provocados resultaram em apenas cinco mortes em todo o mundo. Ainda assim, o medo de ser mordido por um tubarão é compreensível.

Por mais raros que sejam os incidentes, eles podem em breve ser ainda mais raros, graças a uma nova solução lançada na Austrália.

Chamado de Clever Buoy, o sistema de monitoramento marítimo ecologicamente correto usa sonar de ondas duplas e inteligência artificial para detectar e identificar animais marinhos com precisão.

Como cada animal no oceano tem uma impressão digital única, conforme seu padrão de natação, o software reconhece padrões diferenciado, bem parecido com um sistema de reconhecimento facial.

A boia movida a energia solar flutua na superfície da água e está ligada a um sonar conectado ao fundo do oceano ou a um píer. Cada boia cria uma rede virtual em um raio de 120 metros, identificando constantemente a vida selvagem na área.

Atualmente, o sistema pode identificar um tubarão em menos de quatro segundos, com informações detalhadas sobre o tamanho e localização de cada espécie em tempo real.

Alguns Clever Buoys foram instalados ao longo da muito popular Bondi Beach, em Sidney, bem como em City Beach, em Perth, na costa oeste do país.