Designer e estudantes criam outdoor que reduz a poluição do ar
O designer e professor Daan Roosegaarde junto de estudantes da Universidade de Monterrey (UDEM) criaram um outdoor que – simplesmente – devora a poluição do ar. A solução é promissora e gera um alto impacto (positivo!) ao meio ambiente.
O projeto adapta processos inteligentes à estruturas já existentes nas cidades e funciona da seguinte forma: um revestimento de nanotecnologia é aplicado no outdoor, que é ativado pela luz solar e em seguida um processo de fotocatálise é iniciado. Esse processo neutraliza as partículas contaminadas e as transforma em oxigênio, que é liberado em seguida.
Os criadores fizeram a cobertura de outdoors de publicidade em Monterrey, no México. A cidade é muito suscetível à poluição atmosférica pois possui espaço limitado para árvores e está situada em um vale cercado por montanhas, circunstâncias conhecidas por capturar a poluição.
Os outdoors se encontram em locais estratégicos, onde há alto fluxo de veículos e portanto, maior concentração de poluição, além disso, as estruturas fornecem a mesma quantidade de oxigênio que 30 árvores podem gerar em um período de seis horas, de acordo com estudos.
Monterrey possui 9.760 outdoors, que juntos podem fazer o trabalho de 292.800 árvores em seis horas. Um outdoor pode funcionar por até cinco anos, de acordo com a equipe. A criação surge como uma solução alternativa para reduzir a poluição do ar e gerar um impacto real nas cidades.