Tecnologia

Primeira ponte impressa em 3D será instalada em Amsterdã


Você está lendo: Primeira ponte impressa em 3D será instalada em Amsterdã

A startup de tecnologia MX3D, apresentou a primeira ponte de aço inoxidável desenvolvida em impressora 3D do mundo na Dutch Design Week da semana passada.

A ponte é o resultado de um processo de pesquisa e desenvolvimento de três anos da startup, que é um spin-off do laboratório de inovação tecnológica de Joris Laarman – artista holandês e designer conhecido por seus projetos inovadores e tecnologia pioneira em uma variedade de campos.

A impressora 3D foi projetada pela MX3D para permitir a criação de formas orgânicas – neste caso, a estrutura ondulada da ponte. A técnica inovadora abre oportunidades para aplicação em larga escala de aço impresso em 3D, já que formas orgânicas são impossíveis de se obter na indústria siderúrgica tradicional.

A ponte de 12,5 metros de comprimento e 6,3 metros de largura não é só de aço. Ela é equipada com um sistema inteligente de sensores que monitoram o desempenho da estrutura e coletam dados em relação a tensão, deslocamento e vibração, bem como fatores ambientais, incluindo qualidade do ar e temperatura. Com o tempo, também medirá quantas pessoas estão atravessando a ponte e em que ritmo.

Apesar da estreia na Dutch Design Week, Amsterdã será a casa da ponte permanente. Em 2019, ela será instalada para atravessar um dos mais antigos – e mais notórios – canais no centro histórico da cidade de Amsterdã.

A inovação se encaixa em vários experimentos com impressoras 3D e seus diversos usos. Com o ritmo da inovação acelerando e seus custos diminuindo, pode não demorar muito para que a impressão 3D seja adotada como uma solução econômica e de longo prazo para mudar o design das cidades mais conhecidas do mundo.