Desafio da Starbucks incentiva a criação de copos 100% compostáveis
A cada ano, cerca de 600 bilhões de copos de papel e plástico são distribuídos globalmente e, embora a Starbucks represente apenas 1% desse total, a empresa lançou uma iniciativa para trazer ao mercado um copo que não cause nenhum impacto ambiental e seja socialmente justo.
NextGen Cup Challenge é um consórcio inovador, que reunirá empresários e recicladores para identificar e comercializar a próxima geração de copos ecologicamente corretos. Este é o primeiro passo no desenvolvimento de uma solução global que permitirá que copos descartáveis sejam desviados dos aterros diretamente para as usinas de reciclagem e compostagem.
A necessidade de inovar e reciclar é reconhecida em todos os setores e pelas principais organizações sem fins lucrativos – e membros do consórcio – incluindo o World Wildlife Fund (WWF). As inovações encontradas terão o código aberto para promover o desenvolvimento dos copos ecológicos em todo o mundo.
A Starbucks é líder no trabalho contínuo para tornar realidade um copo de papel que seja resistente e reciclável. No entanto, encontrar um elemento que suporte as altas temperaturas e seja biodegradável tem exigido muito tempo e esforço.
Atualmente, os copos de papel Starbucks são fabricados com 10% de fibra reciclada, o primeiro protótipo do gênero a ser aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) em 2006.