COVID-19 Turismo BR: Destaques do dia 30/07
Destaques do dia:
. Brasil anuncia reabertura de fronteiras aéreas para estrangeiros.
O governo brasileiro publicou em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que permite a reabertura do espaço aéreo a estrangeiros a partir de hoje (30). Uma exigência feita através da portaria é de que os passageiros estrangeiros em viagem ao Brasil por até 90 dias, devem apresentar – antes do embarque – um comprovante de aquisição de um seguro de saúde válido no país, com cobertura para todo o período da viagem, sob pena de impedimento de entrada pela autoridade migratória. A portaria é válida para o espaço aéreo, mas permanecem as restrições para entrada de estrangeiros por meios de transporte terrestre ou aquaviário. Confira mais detalhes aqui.
. Aeroporto de Viracopos instala painel com reconhecimento facial para medir a temperatura de passageiros.
O Aeroporto de Viracopos, localizado em Campinas (SP), instalou um painel para medir a temperatura de passageiros que embarcam em seu terminal. A tecnologia além de medir a temperatura, possui uma combinação de aplicações baseadas no reconhecimento facial. A medição leva em torno de três a cinco segundos para ser realizada e no caso de temperatura elevada, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos e os agentes de segurança do aeroporto recomendam que o passageiro se dirija ao Posto Médico de Viracopos, que fica no saguão. A inovação faz parte de uma das 35 ações realizadas nos últimos meses pelo aeroporto no combate à pandemia.
. Luz no fim do túnel:
. Aeroporto John F. Kennedy implementa tecnologia para monitorar o distanciamento social.
Como parte do plano de retomada, o Aeroporto John F. Kennedy implementou em sua propriedade uma nova tecnologia, a SafeDistance desenvolvida pela CrowdVision, que ajudará a monitorar o distanciamento social entre os passageiros que circulam pelo aeroporto. A inovação ajuda a medir uma variedade de métricas nos terminais, entre elas: o número de passageiros, recursos operacionais e tempo de fila, além de fornecer alertas em tempo real sobre a distância entre clientes, permitindo que a equipe de operações do aeroporto identifique as áreas que estão muito lotadas e locais onde as pessoas precisam ser dispersadas ou reorganizadas para evitar qualquer longo período de superlotação ou superexposição.
. Svart: o hotel inteligente que produz mais energia do que consome.
Mesmo antes da pandemia, muito se falava sobre sustentabilidade e edifícios inteligentes, mas após esse período de pausa forçada do mundo, muito se observa sobre uma possível nova realidade onde muitos países podem assumir compromissos sérios com a natureza, a emissão de carbono e o meio que vivemos. Pensando nisso, o estúdio de design sustentável norueguês Snøhetta, anunciou a criação de um hotel futurista que produzirá mais energia do que consome. O hotel Svart será o primeiro hotel a ser construído nesse modelo e além disso, utilizará 85% menos energia do que outros hotéis já existentes. Confira mais detalhes aqui.