Os principais destaques do Tendências 360°
O futuro chegou e durante a semana passada, realizamos um evento híbrido, assim como o momento pede. Nos encontramos virtualmente com 28 personalidades de diferentes setores para conversar sobre o futuro de múltiplas áreas. Foram 3 dias inspiradores e que irão reverberar por um bom tempo em nossas mentes pensantes.
Para você se se cadastrou mas não conseguiu assistir a todos os painéis, ou você que deseja acessar o conteúdo na íntegra, ainda dá tempo! Os vídeos da transmissão ficarão disponíveis até o dia 15 de Agosto de 2020 na nossa plataforma. E você que ainda não se cadastrou, pode comprar o ingresso que beneficiam as ONGs e assistir a tudinho!
A seguir, você confere um resumo sobre cada painel que aconteceu durante o evento. Boa inspiração!
. PAINEL MUNDO:
Ao longo deste painel tivemos uma perspectiva global sobre como a pandemia afetou alguns países e quais são as iniciativas públicas e privadas que foram observadas por nossos painelistas. Muitas tendências e comportamentos foram acelerados e podem ser que eles não voltem mais a ser como antes. É importante observar esse movimento de mudança global e pensar: Como podemos assumir nosso protagonismo e contribuir com um novo mundo ainda melhor para todos?
O Painel Mundo contou com a participação de: Giovana Bonamim da La Destilería, Isabela Sperandio do El País, Peter Kronstrom da CIFS e Renato Bertão da Kookmin University.
. PAINEL BRASIL:
Já no Painel Brasil, tivemos novamente o protagonismo e o ativismo como temas centrais, seria um sinal? Os painelistas incentivaram muito o pensamento de que precisamos agir sobre temas que ainda são considerados como ‘tabu’ em nossa sociedade e que em muitos casos, nos impedem de evoluir como coletivo. Quanto mais diverso for o ambiente em que trabalhamos ou vivemos, mais aprendizado iremos ter, por observar diferentes olhares sobre o mesmo assunto. E que tal expandir isso ao longo do nosso território? A pandemia pode sim ser uma chave de virada para um país mais justo a todos e todas!
Contamos com a participação de: Esperança Rodrigues da Ebanx, Ian Black da New Vegas, João Pacífico do Grupo Gaia e Marcelo Cattani.
. PAINEL COMER:
Se pudéssemos resumir o Painel Comer em uma frase seria: Que tal começar hoje mesmo a descolonizar sua alimentação? A valorização dos insumos locais e a análise da comida do campo ao prato ganhou grande destaque ao longo da conversa entre os painelistas. Outro assunto que também entrou em pauta foi a disponibilidade dos consumidores em conhecerem novos pratos e culturas. Importante, né? Quando foi que você provou um novo prato brasileiro pela última vez?
Com a participação de: Edrey Momo da Restaurateur, Georges Schnyder do Prazeres da Mesa e Neli Pereira, que é pesquisadora e mixologista.
. PAINEL MORAR:
No Painel Morar pudemos observar como a saúde e o cuidado não são conceitos que são exclusivos de hospitais e locais de bem-estar. A pandemia nos trouxe a necessidade em passar mais tempo do que éramos acostumados em nossas casas e esse fator, também nos fez perceber a importância em nos sentirmos plenamente bem dentro de nossas casas. As adaptações, acessibilidade e possíveis novos cômodos que as residências podem ganhar, também fizeram parte das discussões do painel.
Tivemos a participação de: Andressa Gulin da AG7, Fabio Vasconcelos da F.A.V. e Felipe Guerra da Jaime Lerner Arquitetura.
. PAINEL CUIDAR(-SE):
O Painel Cuidar-(se) trouxe diversas abordagens ao tema, desde o cuidar como um ato político até o autocuidado. O preocupar-se com os outros que fazem parte da nossa sociedade é um assunto que foi recorrente ao longo dos painéis, essa repetição foi algo importante e confessamos, que nos dá um quentinho no coração em ver que tem tanta gente pensando e falando sobre o assunto. O cuidar-se possui um longo trajeto que passa pelo mundo, pelo nosso meio ambiente, pela nossa comunidade local, por nossos familiares e pelo nosso cuidado próprio.
Contamos com a participação de: Andréa Lomando da INSEAD, Denise Tavares, que é consultora de imagem e a designer de moda Suelen Matos.
. PAINEL APRENDER:
Quanto mais divertido, mais se aprende! Essa foi uma das frases que mais gostamos ao longo do painel. Repensar a educação já é um assunto que está entre nós há um tempo e pandemia acelerou bastante essa necessidade, mas também, abriu nossos olhos para a falta de acesso à tecnologia em algumas sociedades. Outra questão que ficou bastante evidente foi a mudança que precisamos ter na nossa forma de pensar e em buscar referências em diferentes áreas. Que tal pensar mais colorido a partir de agora?
Com a participação de: Fabio Viviurka da Slash Education, Joseph Teperman , autor do livro Anticarreira e Thiago Toniol Tamer da Robot Education.
. PAINEL VIAJAR:
Ao longo do Painel Viajar, os convidados conversaram sobre o mercado de turismo no Brasil e em como viajar se tornou politicamente incorreto, neste momento da pandemia. E isso nos faz refletir em como viajar – neste momento – é sobre respeito: respeito ao luto de outras pessoas, respeito aos profissionais envolvidos na sua viagem, respeito à comunidade local e por você mesmo. Além disso, também foi debatido sobre os serviços que precisarão ser repensados.
Com a participação de: Edu Fleury da Kayak Brasil, Flávia Lorenzetti da Selina e Ricardo Freire do Viaje na Viagem.
. PAINEL ENTRETER:
O Painel Entreter nos mostrou como a indústria do entretenimento foi uma das primeiras a serem afetadas e como também, foi uma das primeiras a se reinventar e oferecer novas oportunidades de diversão, seja à distância ou com distanciamento social. É possível notar que o futuro chegou e que o entretenimento só mudou de meio por um período!
Com a participação de: Alexis Anastasiou da Visual Farm, Franklin Costa do OCLB e Marcelo Flores da Business Land.
+ informações: