Gestão

COVID-19 Turismo BR: Destaques do dia 02/06


Você está lendo: COVID-19 Turismo BR: Destaques do dia 02/06

Destaques do dia:

. Rio de Janeiro anuncia flexibilização do isolamento social e  reabre hotéis.

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou em nota que está iniciando o processo de flexibilização do isolamento social a partir de hoje. A reabertura será gradativa, dividida em fases e o planejamento da retomada foi aprovado por unanimidade pelo comitê médico-científico que assessora a Prefeitura. A Fase 1 que tem início hoje, permite, com restrições, as atividades esportivas em centros de treinamento e calçadões; atividade aquática individual no mar; celebrações em igrejas (com protocolo de desinfecção); e a reabertura de hotéis e hostels, lojas de móveis e decorações e concessionárias de automóveis. Os bares e restaurantes estão autorizados a operar apenas com sistemas de delivery e take away. De acordo com o organograma, a fase 2 contará com a abertura dos shoppings, com restrição de capacidade, já na fase 3 – que deve iniciar no dia 1° de Julho – todos os comércios serão autorizados a reabrir, sendo que bares e restaurantes poderão operar com 50% da capacidade, praias e parques também serão abertos, sem aluguel de cadeira e barraca, bem como as áreas de lazer e atividades culturais em espaço aberto e sem aglomeração.  A fase 4, que tem previsão para iniciar no dia 15 de Julho, permite que os atrativos turísticos reabram com 1/3 da capacidade, bem como as atividades culturais em espaços fechados, como cinemas, teatros e museus. De acordo com o comunicado, a atividade turística deve voltar ao cotidiano ‘normal’ e com a capacidade máxima de praias e atrações turísticas apenas na fase 6. Confira mais detalhes sobre as fases aqui.

 

. Pesquisa sinaliza que primeira viagem dos norte-americanos após o isolamento será para reencontrar a família e amigos.

A ValuePenguin e a Qualtrics realizaram uma pesquisa on-line com 1.249 norte-americanos, entre 22 a 24 de abril de 2020, que sinaliza que a maioria dos entrevistados (61%) tem como intenção realizar a primeira viagem após o isolamento para reencontrar seus familiares e amigos.  Especificamente, de acordo com a pesquisa da ValuePenguin, 47% planejam visitar sua família, enquanto 14% tem intenção de visitar seus amigos. A pesquisa também descobriu que pouco menos da metade dos entrevistados (42%) disse que ainda planeja gastar o mesmo que normalmente gastaria em férias após a pandemia, outros 15% disseram que gastarão mais do que o normal, pois não puderam viajar. 25% disseram que gastariam menos; 16% não sabiam. Em comparação com a pesquisa realizada pelo TRVL Lab, os números dos entrevistados pela ValuePenguin são mais otimistas. De acordo com o TRVL Lab, para a maioria dos respondentes brasileiros, o orçamento de viagens foi reduzido em 2020. Confira mais dados da pesquisa norte-americana aqui e a pesquisa realizada pelo TRVL Lab aqui

 

. Luz no fim do túnel:

. Trave/Scrum: o hackathon global virtual para reunir a comunidade de turismo em busca de soluções para o setor.

O Trave/Scrum é um hackathon global que tem como intenção reunir a comunidade turismo em busca de soluções para o setor. O evento será realizado de maneira virtual, entre os dias 11 e 14 de Junho e terá três desafios principais, envolvendo: Saúde e Higiene, Viagens e Experiências e Sustentabilidade e Alívio. Todos os profissionais do setor são bem-vindos e único requisito é o idioma inglês. Conheça mais sobre o projeto aqui.

 

. Centara Grand Beach Resort & Villas Hua Hin se prepara para receber os viajantes e lança a campanha ‘Help The Heroes’.

O icônico Centara Grand Beach Resort & Villas de Hua Hin, que abriu as portas para receber os primeiros hóspedes no início dos anos 1920, convida os viajantes a planejarem suas próximas férias no local e contribuir com seu pacote de doação de ‘Help the Heroes’. A mais recente iniciativa do hotel histórico visa apoiar os profissionais de saúde e comunidades vulneráveis ​​afetadas pelo COVID-19 com doações para o Fundo de Ajuda Chaipattana COVID-19 e outras pandemias, além da Sociedade da Cruz Vermelha Tailandesa. A campanha irá doar parte do valor recebido em vouchers de hospedagem para as instituições. Confira mais detalhes aqui