Tecnologia

Wearable para tratar a depressão


Você está lendo: Wearable para tratar a depressão

Nunca se falou tão abertamente sobre depressão quanto nos dias atuais. O estresse e a falta de tempo do mundo atual tem causado um aumento das doenças mentais e reprogramar o cérebro para que ele volte a ser saudável é uma das metas da Organização Mundial da Saúde.

Uma startup de tecnologia de saúde com sede na Suécia, Flow Neuroscience, é uma das empresas que está disposta a mudar o mundo.

O tratamento alternativo para a depressão é um headset para estimulação cerebral, que combina psicologia, tecnologia e neurociência. O dispositivo envia impulsos elétricos suaves ao cérebro, encontrando a parte afetada pela depressão. Esta técnica, chamada de Estimulação da Corrente Direta Transcraniana (ETCC), tem por objetivo mudar comportamentos específicos ao longo do tempo.

O plano de tratamento que a Flow Neuroscience instrui os usuários a usar o estimulador cerebral por 25 minutos por dia, durante 10 dias. Ao fazer isso, os usuários devem utilizar o aplicativo acompanhante do Flow Neuroscience, que tem atividades projetadas para ajudar a mudar os padrões comportamentais negativos de depressão. Após os 10 dias iniciais, os usuários devem reduzir o uso do headset para duas vezes por semana, durante cerca de um mês.

Flow Neuroscience está usando a estimulação cerebral para oferecer às pessoas um tratamento à depressão sem o consumo de remédios. Com a tecnologia wearable, o capacete que lembra fones de ouvido, oferece às pessoas com a condição diferenciada um tratamento sem medicação, que elas possam usar em casa e a qualquer momento.