Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki celebrará a história africana
Com o intuito de homenagear o segundo presidente da África do Sul pós-apartheid e celebrar a história africana, o estúdio de arquitetura Adjaye Associates decidiu projetar e constuir a Biblioteca Presidencial Thabo Mbeki, que utilizará técnicas ancestrais e milenares em sua construção.
Localizada em Joanesburgo, a grande biblioteca será construída – em partes – com lama de origem local, revestimento de madeiras provenientes de árvores nativas e contará com oito cúpulas, construídas em semelhança aos tradicionais celeiros africanos.
O edifício também abrigará um centro de pesquisa, um museu, salas para seminários, sala de leitura, auditório e espaços para exposições temporárias.
Para minimizar a emissão de carbono do edifício, a Adjaye Associates planeja utilizar painéis solares fotovoltaicos no telhado para gerar eletricidade e um sistema de aquecimento geotérmico.
Além disso, o edifício possui grandes chances de se tornar um novo ponto de referência e confluência para a comunidade acadêmica africana local e internacional, de acordo com o arquiteto recipiente da RIBA Royal Gold Medal de 2021, Sir David Adjaye.
E você, já pensou em como espaços culturais que destacam a ancestralidade e os saberes milenares podem atrair viajantes após o longo período de reclusão gerado pela pandemia? Além, claro, da representatividade que estes espaços emanam?