Podcast ajuda a observar histórias por trás de roteiros do cotidiano
Quando foi a última vez que você prestou atenção aos detalhes da sua cidade? Você sabia que em algumas cidades do mundo os incorporadores imobiliários pulam alguns números na hora numerar andares de prédios?
A prática que se tornou popular pois alguns incorporadores descobriram que certos números representam azar em diferentes culturas e essa prática, no entanto, começou a representar uma ameaça à segurança pública, já que equipes policiais ou bombeiros, precisam ser capazes de navegar em edifícios durante situações de emergência sem ter que levar em consideração sistemas especiais de numeração.
Essa e outras curiosidades a respeito das cidades estão sendo contadas no podcast 99% Invisible, que revela histórias frequentemente ignoradas pela população. Para a maioria das pessoas que vivem em ambientes urbanos por longos períodos de tempo, o ambiente construído ao nosso redor costuma ser algo que consideramos natural.
Apesar de passarmos ou interagirmos fisicamente com eles diariamente, a maioria dos elementos urbanos, como semáforos, hidrantes ou separadores de faixas de rodovias, acabam sendo esquecidos por parecerem mundanos e naturais.
Esquecemos que houve um momento na história em que nossas cidades não eram do jeito que as conhecemos agora e que tudo o que vemos ao nosso redor tem sua própria história.
Pensando em despertar o olhar das pessoas para explorar as cidades através de histórias de roteiros cotidianos, nasceu o podcast 99% Invisible e também o guidebook The 99% Invisible City.
Você acredita que, devido aos impactos da pandemia, (re)descobrir a própria cidade e suas curiosidades pode se tornar uma alternativa temporária às viagens?