Projeto arquitetônico tem como objetivo impulsionar o turismo iraniano
O estúdio de arquitetura Zav Architects está elaborando um plano de desenvolvimento urbano na Ilha de Hormuz, Irã, que tem como objetivo beneficiar a economia da área, inclusive o turismo da região.
O projeto intitulado Presence in Hormuz é composto de cúpulas multifuncionais coloridas, que são utilizadas como espaços de convivência para os residentes, onde podem comer, orar e fornecer informações turísticas aos visitantes.
O Zav também deseja estabelecer o espaço como auto-suficiente, por isso está construindo todas as estruturas apenas com recursos locais e vêm ensinando os habitantes a construírem futuras cúpulas à medida que a comunidade cresça e seja necessário.
O projeto pretende restaurar a ilha como um destino turístico cobiçado pelos viajantes através da arquitetura, empoderar economicamente os residentes e permitir maiores ganhos futuros com o turismo.
É importante destacar que o estúdio de arquitetura também considerou as necessidades dos residentes indígenas da região e adaptou diversas cabanas. O que mais nos chama a atenção neste caso é o poder que a arquitetura, a ancestralidade e o turismo podem ter em uma região com diversos conflitos políticos e o quão inspirador isso pode ser.