Hospedagem

Barraca usa nanotecnologia para evitar vazamentos


Você está lendo: Barraca usa nanotecnologia para evitar vazamentos

Seguindo uma forte tendência de mercado, em que o consumo consciente e as questões ambientais são decisórias para a compra, os materiais inteligentes ganham notoriedade e investimento para desenvolvimento de novos produtos para os itens de uso diário.

Com tecnologia de ‘auto cura’ – cujas propriedades são alteradas em resposta a estímulos ambientais – alguns itens começam a aparecer, como o vidro de rápida recuperação que pode ser útil para telas de smartphones.

Atualmente em crowdfunding no Kickstarter, a barraca da Imperial Motion é feita de uma fibra chamada Nano Cure Technology (NCT). Este material é como um nylon impermeável que não rasga quando perfurado. Em vez disso, as camadas formam um forte suporte ao redor da fenda, evitando maiores danos.

Com a tecnologia, os furos no tecido podem ser reparados sem a necessidade de ferramentas ou kits, os usuários simplesmente esfregam a área danificada entre os dedos. O movimento mais o calor gerado pelo atrito faz com que as camadas separadas se juntem novamente, fechando o buraco.

A Imperial Motion salienta que só é possível recuperar pequenos furos, pois a tecnologia ainda não é capaz de superar grandes danos. Além disso, a barraca apresenta uma camada de silicone à prova d’água, malhas para ventilação de ar durante os dias quentes e um sistema simples de configuração rápida.

A tenda acomoda quatro pessoas, pesa 3,6 kg e qualquer um pode montar em três minutos. A marca também tem uma linha do material NCT em mochilas, redes e jaquetas.

O investimento começa em US $ 200 para a barraca, embora para lances mais baixos é possível adquirir mochilas e jaquetas. Se tudo correr conforme planejado, a Tenda NCT estará pronta para ser entregue em dezembro de 2018.