Mercedes terá táxis autônomos na Califórnia em 2019
As grandes montadoras tendem a ficar de olho nas tendências e acompanhar as dificuldades dos concorrentes para sair na frente quando chegar a hora certa. E assim está sendo com a Mercedes.
Finalmente a Daimler AG reconheceu que os veículos autônomos compartilhados poderiam aniquilar seu modelo de negócios atual bastante tradicional. Mas agora eles estão fazendo progressos reais na direção contrário.
No começo de julho, a Daimler tornou-se o primeiro construtor internacional de automóveis a obter uma licença para testar a direção autônoma nas ruas de Pequim, na China, o maior mercado automotivo do mundo.
Já, nesta semana, o anúncio foi nos EUA, com a novidade dos veículos autônomos da Mercedes chegando ao Vale do Silício no ano que vem. A montadora ainda está negociando as particularidades do acordo, não divulgou qual cidade será a anfitriã deste programa e está cautelosa em detalhes como quantos carros formarão a frota robótica.
Ela está chamando seu serviço de “automated shuttle”, com uma frota de sedans de luxo classe S e hatchs classe B, com planos de longo prazo para veículos projetados para a condução autônoma, como o conceito F015 “Luxury in Motion” que exibiu há alguns anos atrás.
A princípio, motoristas de segurança estarão a bordo para ficar de olho no sistema. E os passageiros, que solicitarão passeios por meio de um aplicativo, viajarão de graça.