TUI Care Foundation usa drones para apoiar a conservação de tartarugas
Através do TUI Turtle Aid Program, a ONG Project Biodiversity e a TUI Care Foundation têm trabalhado juntos nos últimos seis anos para apoiar a conservação das tartarugas marinhas em Cabo Verde, com iniciativas de proteção, educação e divulgação para turistas e comunidades locais na ilha do Sal.
Porém, em meio a pandemia, a ausência de turistas e pessoas na região fez com que as praias ficassem mais remotas, o que, infelizmente, acabou aumentando a frequência de caça ilegal na ilha de Cabo Verde.
Apesar das patrulhas noturnas pelas equipes do Project Biodiversity, bem como de uma legislação abrangente que proíbe matar, capturar ou perturbar tartarugas marinhas em toda a ilha de Cabo Verde, a caça ilegal continua a ser uma ameaça significativa para espécies – algumas já em extinção.
Por isso, a parceria entre TUI Turtle Aid Program, a ONG Project Biodiversity e a TUI Care Foundation decidiu iniciar patrulhas com drones na pequena, mas crítica, área de nidificação da Reserva Natural da Baía de Murdeira.
Quase imediatamente, a equipe começou a ver resultados e além da proteção direta, as patrulhas com drones também permitem à equipe monitorar outras ameaças crescentes, como a predação de ninhos de tartarugas marinhas por cães, por exemplo.
Atualmente, com a retomada do turismo na região ganhando força, as equipes estão animada para compartilhar mais sobre seu trabalho de proteção às tartarugas com a adição de um quiosque de informações.
Também vale a pena citar que: para apoiar a proteção das tartarugas, o programa TUI Turtle Aid está oferecendo a oportunidade de adotar uma tartaruga em Cabo Verde. Isso inclui a escolha de um nome para o filhotinho e assim que a tartaruga bebê nascer, o adotante receberá um certificado de adoção do Projeto Biodiversidade e uma foto da tartaruga recém-nascida por e-mail.