Gastronomia

A primeira carne air-based do mundo


Você está lendo: A primeira carne air-based do mundo

Por conta da preocupação com as mudanças climáticas e a própria saúde da população, há alguns anos, diversos pesquisadores já vêm dedicando seu tempo à criar carnes de origem vegetal – ou plant-based-  as quais já são bem conhecidas no mercado atualmente. 

Porém, as pesquisas não param por aí, a Air Protein, uma startup sediada em Berkeley, Califórnia, criou a primeira carne à base de ar! Os criadores foram inspirados por uma ideia explorada pela NASA na década de 1960, quando os cientistas tentavam descobrir como alimentar os astronautas no espaço.

A mais nova alternativa à carne utiliza proteínas produzidas a partir do ar, sua tecnologia de processo probiótico de produção é semelhante ao iogurte e transforma o CO2 em um ingrediente com o mesmo perfil nutricional que a proteína encontrada em animais, possuindo até mesmo vitaminas como a B12.

O CO2 usado no processo pode vir de plantas que foram projetadas para combater as mudanças climáticas, puxando dióxido de carbono da atmosfera e não possui antibióticos, nem hormônios, ao contrário de algumas proteínas animais.

A startup ainda está trabalhando para transformar sua tecnologia em produtos de consumo tangíveis mas planejam escalar a empresa globalmente. A criadora da Air Protein afirma que a solução pode inaugurar uma nova era de sustentabilidade e permitirá atender a demandas de uma população em crescimento sem a necessidade de remover florestas tropicais ou habitats naturais.