Tecnologia

TILER: Os ladrilhos que recarregam bicicletas elétricas


Você está lendo: TILER: Os ladrilhos que recarregam bicicletas elétricas

O carregamento sem fio de telefones e fones de ouvido pode ter se tornado popular, mas que tal levar a magia de não usar cabos para as ruas? 

Pensando nisso, a startup holandesa TILER desenvolveu ladrilhos com tecnologia de carregamento integrado, permitindo que as bicicletas elétricas sejam energizadas ao ar livre sem a necessidade de cabos ou estações de carregamento que ocupam espaço.

Os ladrilhos funcionam com um suporte de carregamento que pode ser instalado em qualquer e-bike, que começa a carregar por indução automaticamente. Não são necessários eletricistas ou escavações extensas para a instalação – os ladrilhos são apenas colocados como pisos regulares e conectados à rede.

De 2019 a 2021, a TILER trabalhou no desenvolvimento de produtos e pilotos, lançando seu produto comercialmente este ano. Em 2023, a empresa pretende escalar a produção e explorar os mercados internacionais. 

Embora o foco atual seja as e-bikes, a TILER planeja expandir seus planos para scooters elétricas e outros veículos elétricos leves dentro de alguns anos.

Os novos modos de (micro) mobilidade exigem uma nova infraestrutura inteligente, como a solução de baixa manutenção da TILER que facilita o carregamento além de não acrescentar ainda mais elementos aos espaços urbanos lotados – e poder ser adicionada a diversos empreendimentos ligados a hospitalidade.