Projeto Teebike transforma bicicletas antigas em elétricas
Pensando um pouco sobre a transição para bicicletas elétricas, uma startup francesa analisou que: mesmo que a inovação das bikes elétricas seja bem intencionada, isso significa que milhões de bicicletas podem ser abandonadas como resultado.
Com base nisso, decidiram adaptar bicicletas antigas e transformá-las em elétricas com muita tecnologia! A Teebike fabrica rodas movidas por motor elétrico e Bluetooth, convertendo-as em um veículo elétrico.
O projeto veio à tona quando o idealizador do projeto estava em uma viagem pela China e se deparou com um verdadeiro cemitério de bicicletas ao ar livre, com milhares delas abandonadas e sem uso.
O motor elétrico elaborado pela Teebike pode ir até 25km/h, com a bateria durando entre 50 a 80 km, dependendo de fatores como: as condições da estrada ou rua, o peso do ciclista e o clima.
Além disso, as Teebikes também podem ser usadas como uma bicicleta normal, basta desligar o motor.
O sistema Bluetooth que conecta a roda ao smartphone do usuário permite controlar as configurações. A bateria, que consiste em várias células de lítio, pode ser carregada conectando-se ao eixo da roda.
A Teebike também fez uma parceria com a Cyclofix, outra startup francesa que tem como foco facilitar os reparos de veículos, para garantir o cuidado e a manutenção. Se a bateria precisar ser substituída, a roda pode ser enviada para a Teebike e devolvida com uma nova dentro de uma semana.