Tecnologia

A camiseta elétrica que recarrega celulares e fornece wi-fi


Você está lendo: A camiseta elétrica que recarrega celulares e fornece wi-fi

Já faz um tempo que observamos mudanças globais relacionadas ao fim do desperdício, como: o surgimento de canudos comestíveis, a substituição das embalagens descartáveis de amenitiestecnologias atuando na redução de desperdício de alimentos, entre outros.

 

Com isso, pudemos ver marcas e organizações pensando criativamente sobre como eliminar, capturar ou reutilizar todo e qualquer resíduo e uma dessas soluções resultou em uma camiseta – feita de sobras de cascas de tomate que garantem que nem o calor do corpo seja desperdiçado. 

 

Pesquisadores da Espanha e da Itália se uniram para desenvolver uma camiseta que pode carregar telefones e baterias, gerando eletricidade a partir da diferença de temperatura entre o calor do corpo do usuário e o meio ambiente. 

A camiseta, criada por cientistas da Universidade de Málaga e do Instituto Italiano de Tecnologia, converte o calor de nossos corpos em energia térmica. A solução – feita a partir de casca de tomate, etanol, nanopartículas de carbono e água – pode ser adaptada a uma camiseta de algodão.

 

Atualmente, a camiseta pode alimentar luzes de LED e os cientistas estão explorando como usá-la para carregar telefones ou até mesmo incorporar wi-fi a peça. Embora essa inovação ainda não esteja sendo produzida em massa, possui um grande potencial para evitar o desperdício e incorporar diversas – e diferentes – utilidades em um mesmo item.

 

A camiseta também  incorpora à sua oferta o incentivo para que as pessoas façam o bem para a própria saúde. Em um mundo onde a população passa muito tempo em ambientes fechados, quanto maior o diferencial de calor, maior a geração de eletricidade, para que funcione melhor quando o usuário se exercitar ao ar livre. Várias soluções e propósitos em uma única peça – que pode mudar o mundo.