Serpentine Pavilion de 2020 será feito de tijolos reciclados e cortiça
Com duração de quase 20 anos, a exibição anual do Serpentine Gallery Pavilion tornou-se um dos eventos mais esperados tanto para os moradores de Londres quanto para os visitantes. O pavilhão temporário é construído durante o verão no Hyde Park, em Londres e tem como objetivo ser um atrativo com acesso gratuito.
Nesse ano o pavilhão será parcialmente móvel e viajará para diferentes bairros de Londres para sediar eventos comunitários. As partes móveis serão devolvidas para a estrutura principal no final do verão.
Em 2020, a equipe de arquitetura feminina da Counterspace, se tornará a equipe mais jovem a assumir o projeto. A Counterspace afirmou que o design do pavilhão será baseado em algumas comunidades migrantes de Londres e usará materiais sustentáveis, como tijolos reciclados e cortiça.
Os tijolos são módulos K-Briq, uma nova tecnologia da Kenoteq que utiliza 90% de resíduos de construção reciclados, já a cortiça é proveniente do produtor português Amorim, que possui diferentes texturas, formas e gradientes.
Os dois principais materiais usados pela Counterspace para construir o Serpentine Pavilion deste ano são sustentáveis. Os módulos K-Briq produzem apenas um décimo das emissões de carbono dos tijolos padrão e a cortiça vem de árvores vivas que podem continuar a reproduzi-la.
Além de atrair muitos visitantes locais e turistas, o pavilhão também é uma grande fonte de inspiração para os projetos arquitetônicos.