Viagens

A revitalização dos hutongs por meio da arquitetura


Você está lendo: A revitalização dos hutongs por meio da arquitetura

A MAD transformou uma casa vazia, no pátio de um dos antigos hutongs de Pequim, em uma incrível atração. O projeto em andamento destaca o potencial de bairros antigos da capital chinesa, que são continuamente danificados e demolidos devido ao rápido desenvolvimento urbano.

Os hutongs são ruas tradicionais construídas durante as dinastias Yuan, Ming e Qing, que formam um tipo de beco com residências tradicionais. A MAD já apresentava sua idéia de preservar os hutongs de Pequim em 2006, na Bienal de Arquitetura de Veneza – a Pequim 2050: a proposta sugere que o progresso não requer necessariamente mudanças e construção em larga escala.

Embora possam parecer estranhos em seu contexto histórico, há um mistério que emana da arquitetura futurista e surrealista que acaba atraindo mais pessoas ao bairro, dá vida ao tradicional hutong e ao mesmo tempo, revitaliza a comunidade.

O espaço conta com espaços intercambiáveis ​​para reuniões, meditação e salões de chá e faz com que o design antigo e o novo se complementem, além disso, o moderno atrativo faz com que atividades voltem a acontecer na região, que estava sendo negligenciada.