Hospedagem

Radisson Blu traz novo padrão de sustentabilidade para a hotelaria


Você está lendo: Radisson Blu traz novo padrão de sustentabilidade para a hotelaria

A unidade de Frankfurt implantou uma tecnologia que pode gerar até 80% da energia necessária para operar

Com mais de 400 apartamentos, o Radisson Blu de Frankfurt  possui enormes necessidades energéticas. Porém, uma parceria entre a marca e o Grupo E.ON estabelece novos padrões de sustentabilidade para a indústria hoteleira.

Graças a uma solução altamente inovadora, E.ON instalou uma célula combustível que possui uma enorme vantagem em relação aos sistemas de geração de energia convencionais: gera eletricidade e calor em um processo de não combustão, praticamente sem poluentes. O uso desta tecnologia permite que o hotel produza uma grande parte da energia necessária para administrar o hotel sem emissões de poluente prejudiciais ao meio ambiente.

Quando se fala em sustentabilidade percebe-se que indústria hoteleira ainda tem poucas práticas de impacto efetivo, apesar das muitas ações isoladas que acontecem pelo mundo.

Seja por imperativos de regulamentação ou pelas demandas cada vez mais expressivas dos consumidores conscientes, ser sustentável não é mais opcional para grupos hoteleiros. Embora muitos tenham aplicado projetos para ser mais ‘verde’, melhores métricas precisam ser implantadas para quantificar verdadeiramente o impacto positivo desses esforços de sustentabilidade.

Se olharmos o crescimento projetado do setor, até 2050 será necessário fazer uma redução de 90% nas emissões de carbono para permanecer dentro dos limiares que foram determinados no Acordo de Clima de Paris, segundo dados do International Tourism Partnership (ITP).

Parece distante? Para alcançar esse objetivo, mais colaboração e compartilhamento de conhecimento será vital. Porém, se ações efetivas, como a do Radisson Blu Frankfurt, não forem tomadas, tanto pelas grandes cadeias como pelos pequenos independentes, toda a indústria precisará repensar sua resposta à sustentabilidade.