Gestão

Protagonista – Eduardo Pino


Você está lendo: Protagonista – Eduardo Pino

Hoje iniciamos no Disque9 a série “Protagonista”. Aqui, contaremos a história de gente que entrega o máximo de si e faz a hospitalidade acontecer todos os dias. São trajetórias profissionais de hoteleiros que fazem a diferença! Ah! E se tiver alguma história para contar ou quiser indicar alguém para estar nesta série, mande sua sugestão para: alo@disque9.com.br

A primeira história que iremos contar é de Eduardo Pino da Silva que começou como estagiário e hoje é gerente de eventos no maior Marriott do mundo!

protagonista-eduardo-pino

TRAJETÓRIA

O interesse de Eduardo pela hotelaria começou na adolescência, em umas férias em Maceió.  teve a oportunidade de entrar no antigo Meliá Maceió e ficou encantado: “me deparei com aquele lobby fantástico, um atrium deslumbrante, pessoas felizes por todos os lados e funcionários muito atenciosos. Todo aquele ambiente fez eu me sentir muito bem. Eu lembro de ter me virado para um dos meus primos e dizer: um dia vou trabalhar em um hotel como este”.

Eduardo começou a trabalhar assim que pôde e iniciou sua carreira como assistente administrativo numa empresa de confecção infantil de seu pai. Na hora do vestibular, ele optou por cursar turismo e no segundo ano foi buscar um estágio – foi aí seu primeiro encontro profissional com a hotelaria. O sonho de Maceió ficando mais perto!

Um amigo indicou-o para uma vaga em eventos no Blue Tree Towers Morumbi e durante 6 anos Eduardo trabalhou em diversas funções na rede: assistente de eventos, assistente de vendas e executivo de contas.

OPORTUNIDADE

Com a hotelaria apareceram oportunidades profissionais e pessoais para Eduardo. Ele conta que um dos melhores presentes foi a possibilidade de conhecer sua esposa Daniela e ele comenta com bom humor: “Nós da hotelaria gostamos de dizer que hoteleiros se reproduzem em cativeiro”. Eduardo e sua esposa trabalharam juntos na Blue Tree e “depois de muitas horas trabalhadas e outros muitos finais de semana dentro de um hotel surgiu um grande amor e uma ótima parceira de aventuras”.

Sobre oportunidades, o turismólogo comenta: “Uma das coisas que mais gosto no segmento, é que se você estiver disposto a conhecer novos lugares, novas culturas e ter novas experiências, nada é impossível. Basta querer e correr atrás.” E foi o que ele fez, com o sonho de conhecer a Austrália e trabalhar em uma rede hoteleira internacional, Eduardo juntou dinheiro e passou uns meses no país. Ele fez um curso de inglês intensivo e após as aulas passava de hotel em hotel entregando seu currículo. Até que um dia foi chamado pela Marriott para trabalhar como associado de A&B e montador de salas de eventos: “Foi uma experiência operacional excelente e muito importante para a minha carreira”.

No retorno para o Brasil continuou na Marriott por mais 3 anos como Gerente de Vendas de três propriedades brasileiras. Até que veio o convite para a oportunidade nos Estados Unidos! Hoje, Eduardo vive em Orlando e atua como Gerende de Eventos no Orlando World Center Marriott, o maior Marriott do mundo! Imagine só … são 2009 quartos e 85 salas de Eventos & Convençōes!

MUDANÇAS

Muita coisa mudou nestes 12 anos de trabalho na hotelaria e Eduardo diz que cada ano que passa, são novos aprendizados e experiências. “A pessoa que para de aprender para de viver. Com essa filosofia, acredito que por ter passado por alguns lugares inusitados, aprendi muito a respeitar diferentes culturas e entender que cada pessoa, independentemente de seu cargo, país ou religião, possui algo único. Que de alguma forma pode contribuir em nosso aprendizado ou carreira profissional. Por isso, respeitar e dar valor desde a camareira que arruma o quarto até o gerente geral faz a grande diferença neste segmento. Todos estão lá com o mesmo objetivo, fazer o hóspede feliz para que ele retorne”.

AH, EU TE AMO!

Em que momento Eduardo percebeu que a hotelaria era sua grande paixão? Ele descreveu a ocasião pra gente, que aconteceu quando ele já estava trabalhando na Marriott.

O hoteleiro precisava montar a suíte presidencial para um evento e quando abriu as cortinas do apartamento e viu, bem na frente dele, o Opera House, todo iluminado e com sua arquitetura admirável… ah, foi aquele momento! E completa: “Nessa hora percebi que somente a hotelaria para me proporcionar uma oportunidade tão especial com esta, seria muito difícil de acontecer em qualquer outro segmento”.

GRATIDÃO

Eduardo é grato a muita gente e diz que seriam muitos nomes para mencionar. Mas afirma que nestes 12 anos sempre teve muita gente que o ajudou, acreditou no seu potencial e contribuiu para o seu crescimento. “Tenho certeza que se uma destas pessoas estiver lendo esta matéria, vai neste momento dar um sorriso e ter a certeza que fez e ainda faz parte da minha história. Eu só gostaria de dizer obrigado pela confiança”.

FUTURO

“Meu objetivo na hotelaria sempre foi alcançar o cargo de Gerente Geral de uma propriedade. Para alcançar esta meta, concluí meu MBA em Gestão Empresarial e estou me preparando aqui em Orlando, aperfeiçoando meus conhecimentos operacionais para que até 2016 eu possa retornar ao Brasil com os requisitos necessários para administrar uma das novas aberturas da Marriott no país e passar um pouco do meu conhecimento e experiências para outras pessoas”.

CURTO E NÃO CURTO

O que Eduardo mais curte na hotelaria é a falta de rotina, pois cada dia que entra no hotel sabe que será diferente dos outros: “Novos hóspedes e novas experiências. Esta falta de rotina e a busca pelo inusitado me faz gostar muito deste segmento”.

Mas e o que ele não curte? As longas jornadas de trabalho e o fato de ter que abrir mão de finais de semana com a família. Não é fácil, né? Mas podemos ver que esse esforço, trouxe boas recompensas!

CAUSOS DA HOTELARIA

Em 12 anos de carreira hoteleira, Eduardo tem muito para contar, mas o que aconteceu de mais recente foi quando ele estava nos bastidores do Marriott em Orlando e uma moça muito bonita, com várias pessoas em volta, passou por ele e disse “oi”. Depois de algum tempo ele notou um corre corre e descobriu que a tal moça era a cantora Alicia Keys – “e eu em nenhum momento sabia quem era”.

Outra situação marcante, foi quando ele estava almoçando com clientes de uma empresa do Brasil e Bill Marriott, em pessoa, apareceu durante o almoço. O executivo agradeceu a oportunidade de negócio e ainda tirou fotos com todos da mesa: “foi uma surpresa inesperada!”.

EM POUCAS PALAVRAS …

Idade: 31 anos

Cidade natal: São Paulo

Uma inspiração: Bill Marriott

Destino favorito: A casa dos meus pais em Arujá (SP).

Livro favorito: “Pai Rico, Pai Pobre” de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter.

Tá faltando na hotelaria … sair da zona de conforto, buscar o inusitado.

Hospitalidade é … um dom.