Gestão

Destaques – Tárik Potthoff


Você está lendo: Destaques – Tárik Potthoff

D9 avatar_destaquesO Disque9 publica a série Destaques. Até 2015, contamos trajetórias de sucesso de vários profissionais da hospitalidade. Em 2016, mudamos o foco para saber o que está acontecendo de novo e de legal por aí. Em um formato mais leve, a série Destaques conta com nove perguntas sobre curiosidades de cada entrevistado.

Nosso convidado do mês é o Tárik Potthoff, CEO da Pmweb.

Tarik_Potthoff_disque

 

  1. Das empresas e startups atualmente no mercado, em qual você investiria?

Naquelas que estão fazendo disrupção e focando em economia compartilhada. Essas empresas aproximam os profissionais dos usuários e desafiam os modelos atuais de negócio. A “uberização” chegou para ficar.

  1. Complete a frase: o Airbnb é…. 

Um expoente da economia compartilhada e um grande exemplo de que o mundo mudou. Ao contrário do que muitos pensam, ele não é um concorrente do hotel, porque tem um perfil de público diferente, proporciona uma experiência diferente. O Airbnb é uma inovação excepcional e definitivamente não deve ser considerado um competidor dos hotéis.

  1. Escolha uma inovação que é para você uma grande inspiração:

No mundo atual, difícil falar sobre inovação sem citar exemplos como Apple e Uber. Entretanto na minha opinião o Cirque du Soleil é um grande exemplo pois transformou o circo em um grande negócio. O modelo de circo nômade, amador, cada vez em menor evidência, foi subvertido pelo Cirque du Soleil, que uniu tecnologia, arte em entretenimento no estado da arte e transformando a cara do circo para sempre.

O Cirque não é sobre entretenimento. É sobre excelência e propósito.

  1. Sem restrição alguma, quem você convidaria para assumir o seu lugar? 

Essa é uma questão latente que vem me acompanhado há alguns anos. Não tenho uma resposta para ela. O que eu sei é que meu trabalho tem de ter continuidade por meio de um profissional que traga em si a sede por inovação. Que seja sonhador e “fazedor”. Que tenha tenacidade, paixão e propósito pelo que faz.

  1. Qual o seu livro de cabeceira? 

Eu gosto muito de biografias de empreendedores bem sucedidos. Depois do Sonho Grande, sobre Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, atualmente eu tenho lido a história do Elon Musk e sobre como ele fez a disrupção dos mercados em que atuou, como em pagamentos, e que ele atua, como a Tesla e a SpaceX.

  1. Qual o aplicativo mais usado por você neste momento? 

WhatsApp. Quer me achar, manda um Whats. Uma hora ou outra eu vou responder. Na verdade hoje em dia faço quase tudo por aplicativos, sejam reservas em restaurantes, chamar um uber, pagar contas, conversar…

  1. Um lugar no mundo para chamar de seu:

Minha casa. Mas se ela não fosse em Porto Alegre, seria num lugar no mundo que seja seguro. Um lugar que valorize a educação, a saúde. E que tenha sol. Califórnia, talvez?

  1. O que não falta na sua bagagem durante as viagens?

Adaptador de tomadas. A vida virou um inferno com tantos aparelhos e tipos diferentes de plugs e tomadas. Só a troca de tomadas do Brasil já renderia um Impeachment.

  1. Você por você mesmo:

Inquieto, brigão, transformador.