PHASA-35, a aeronave elétrica movida a energia solar
A BAE Systems desenvolveu uma aeronave elétrica movida a energia solar, a PHASA-35 foi projetada para operar sem tripulação na estratosfera. A nave pode permanecer no ar por até um ano e pode ser uma alternativa aos satélites.
A embarcação que tem uma envergadura de 35 metros, foi projetada e construída em menos de dois anos, em colaboração com a empresa britânica Prismatic. O avião é alimentado pelo sol durante o dia e por baterias de longa duração a noite.
O PHASA-35 já completou seu vôo inaugural e segundo os idealizadores, ele foi projetado para fornecer uma plataforma estável para operações como monitoramento, vigilância, comunicações e segurança.
A empresa argumenta que recursos como o fornecimento de redes de comunicações, incluindo 5G, serviços de assistência a desastres e proteção de fronteiras, poderiam ser fornecidos pelo PHASA-35 por uma fração do custo dos satélites. O desenvolvimento da nave foi patrocinado pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido e pelo Grupo de Ciência e Tecnologia de Defesa da Austrália.
O vôo com energia alternativa é uma ideia com crescente popularidade e embora o PHASA-35 tenha sido projetado com os militares em mente, a nave pode causar mudanças no mercado aéreo, espacial e turístico. Outros testes de vôo estão programados para o final de 2020 e a aeronave poderá entrar em operações comerciais dentro de 12 meses após sua conclusão.