Viagens

Canadá terá aeronaves elétricas ainda este ano


Você está lendo: Canadá terá aeronaves elétricas ainda este ano

Algumas grandes companhias aéreas, como a JetBlue e a EasyJet, acreditam que os aviões elétricos podem ser o futuro da aviação de curta distância. Mas a maioria das operadoras está adotando uma abordagem paciente, observando que a tecnologia, embora promissora, ainda não está pronta para o serviço comercial de ampla escala.

Mas uma companhia aérea de Vancouver quer testar uma aeronave movida a bateria ainda este ano, anunciando um acordo com a MagniX, uma empresa de desenvolvimento de tecnologia de propulsão. A Harbor Air é a maior companhia aérea de hidroaviões da América do Norte, transportando cerca de 500.000 passageiros por ano, geralmente em rotas com menos de uma hora.

Ela está apostando que pode ser a primeira companhia aérea comercial a transportar passageiros em um avião totalmente elétrico, pois pretende converter uma de suas aeronaves com capacidade para até seis passageiros no segundo semestre de 2019. Embora este hidroavião possa voar ainda em novembro, a Harbour Air e a MagniX esperam passar os próximos três anos convencendo os órgãos reguladores da Administração Federal de Aviação e do Ministério dos Transportes do Canadá a certificar a tecnologia para passageiros.

Embora os custos iniciais da mudança para a energia elétrica sejam significativos, as companhias aéreas irão perceber uma economia significativa no combustível a longo prazo. A eletricidade não é apenas mais barata do que o combustível de aviação, mas o preço é menos volátil, de modo que as companhias aéreas teriam mais controle dos custos futuros.