Pagamentos através de reconhecimento facial em Moscou
A partir de agora, no metrô de Moscou, seu rosto é o seu bilhete para viajar, graças à implementação da tecnologia futurística de reconhecimento facial.
A tecnologia inovadora, que está sendo testada no metrô de Moscou desde Dezembro de 2020, deve ser implantada em todo o metrô no final de 2021, graças a um investimento de US $ 10 milhões na rede de reconhecimento facial.
Mas afinal, como isto funciona na pratica? Depois de serem devidamente registrados, tudo o que os passageiros precisam fazer é passar por câmeras estrategicamente posicionadas em direção às catracas ou bilheterias e a tarifa será debitada do cartão registrado, enquanto os portões de segurança se abrem automaticamente.
É importante citar que, de acordo com o The Times, a tecnologia funciona mesmo quando as pessoas usam máscaras faciais.
Além do metrô, autoridades da cidade já implantaram tecnologia de reconhecimento facial em uma enorme rede de cerca de 200.000 câmeras de vigilância nas ruas, no transporte público e nas entradas de apartamentos, adicionando ao programa de vigilância de reconhecimento facial “Cidade Segura” que também entrou em vigor no ano passado para rastrear portadores de coronavírus e impor quarentenas.
Embora os cidadãos tenham recebido a garantia de que o objetivo é ajudar a identificar suspeitos de crimes, a medida não deixou de gerar polêmica.
No ano passado, um membro de um grupo de direitos digitais entrou com um processo contra o Departamento de Tecnologia de Moscou, que gerencia o programa de vigilância, depois que ela conseguiu adquirir dados sobre seus movimentos pela cidade na ‘dark web’.
A tecnologia contactless já constava em nossos radares há um bom tempo, mas sem dúvidas, todas as inovações ligadas a tecnologia trazem consigo as questões ligadas à privacidade. E você, o que pensa sobre o reconhecimento facial ligado ao turismo, viagens e deslocamento nas cidades?