Gestão

Os cães que acalmam o estresse pré-voo no Aeroporto de São Francisco


Você está lendo: Os cães que acalmam o estresse pré-voo no Aeroporto de São Francisco

Em um ano repleto de mudanças, com muitos voos cancelados e atrasados, bagagens perdidas, aeroportos lotados e ainda certa insegurança devido ao cenário da pandemia, seres fofos e carinhosos tem ajudado os passageiros que ficam ansiosos nestes momentos no Aeroporto de São Francisco (SFO), na Califórnia.

É isso mesmo, cães de terapia estão desempenhando um papel importante na redução do estresse causado pelas viagens, com confortáveis abraços e massagens na barriga feitas por viajantes de todos os locais do mundo.

Vestindo coletes com a marca da SPCA (Society for the Prevention of Cruelty to Animals), os 14 membros da “Wag Brigade” patrulham os terminais com o rabo abanando, acalmando e reconfortando passageiros, tripulantes e funcionários do aeroporto.

Segundo os idealizadores, o programa tem mostrado o que já foi comprovado por muitos estudos: Acariciar um cão aumenta os níveis de oxitocina e diminui os níveis de cortisol, hormônios responsáveis pela regulação da sensação de felicidade, estresse e ansiedade no corpo, respectivamente.

Com o sucesso dos cães, o programa foi ampliado e outras espécies de animaizinhos também estão dando um show de fofura por lá, entre eles: LiLou, o porco, Alexandre, o Grande, o coelho e Duke Ellington Morris, um gatinho – que também trabalham muito bem! Outros animais como mini pôneis e até cavalos de tamanho normal já participaram do projeto – os próximos devem ser uma mini lhama e uma tartaruga.

Os animais costumam circular em diferentes pontos do aeroporto, sem seguir um cronograma – geralmente eles são encontrados nos locais com maior circulação de passageiros – para encontrá-los com maior facilidade é possível seguir o perfil da Wag Brigade no Instagram para atualizações de localização.

Todos os animais que participam da ação precisam passar no Teste do Bom Cidadão Canino e precisam se formar no programa de Terapia Assistida por Animais da SPCA de São Francisco, tendo entre seis meses e um ano de experiência em terapia bem-sucedida em outras organizações antes de sua avaliação no aeroporto.