Tecnologia

Heathrow e Microsoft testam ferramenta de IA para detectar o tráfico de animais


Você está lendo: Heathrow e Microsoft testam ferramenta de IA para detectar o tráfico de animais

O Aeroporto de Heathrow anunciou recentemente uma nova parceria com a Microsoft para testar um sistema de inteligência artificial (IA) para combater o tráfico ilegal de animais.

A iniciativa, batizada de ‘Projeto SEEKER’, detecta o tráfico de animais em cargas e bagagens que passam pelo aeroporto, digitalizando até 250.000 malas por dia. O teste inicial do algoritmo realizado em Heathrow mostrou uma taxa de sucesso de mais de 70% na identificação de animais traficados.

A ideia do projeto é que, ao identificar mais itens traficados e antes, as autoridades tenham mais tempo, escopo e informações para perseguir traficantes criminosos e combater a indústria de tráfico ilegal de animais selvagens.

Além da Microsoft, o Project SEEKER foi desenvolvido em parceria com a UK Border Force e a Smiths Detection e conta com o apoio da Royal Foundation.

A tecnologia alerta automaticamente os oficiais de segurança e da Força de Fronteira quando detecta um item ilegal de vida selvagem em um scanner de carga ou bagagem, e os objetos apreendidos podem ser usados ​​como prova em processos criminais.

Os idealizadores do projeto afirmaram que o tráfico ilegal de animais tem um efeito devastador no declínio das espécies e dos ambientes naturais da Terra. É um comércio ilícito complexo, mas com a intervenção da inteligência artificial implantada nos lugares certos, existe a possibilidade real de desmantelá-lo.

O Projeto SEEKER mostra o potencial de dados e IA para permitir que as equipes de fiscalização reprimam o tráfico de vida selvagem como nunca foi feito antes.

Além disso, melhores taxas de detecção do tráfico ilegal de vida selvagem em pontos críticos de trânsito é apenas o começo. Os dados capturados pelas autoridades permitirão criar uma imagem clara de onde começa o contrabando, suas rotas e destinos, levando a uma abordagem mais eficaz e colaborativa para erradicar essas redes criminosas.