Live from Los Angeles: 2º dia da PhoCusWright Conference


Você está lendo: Live from Los Angeles: 2º dia da PhoCusWright Conference

O segundo dia da PhoCusWright Conference iniciou com vários workshops organizados por empresas de tecnologia para o turismo. Já na parte da tarde, começou o Center Stage – a parte principal do evento, onde diversos presidentes de empresas discutem o futuro da indústria turística.

O fundador do Groupon, Andrew Mason, apresentou sua nova empreitada e você pode conhecer mais sobre o Detour aqui.

Em seguida, o presidente da Cvent apresentou a sua plataforma de gerenciamento de eventos. É uma ferramenta super completa que permite aos profissionais gerenciar toda a vida do evento, desde a busca do local até aplicativos para participantes e avaliações. Para quem trabalha na área, vale a pena conhecer!

live-los-angeles-2o-dia-da-phocuswright-conference

O site Ctrip, uma das maiores agência online da China, apresentou as perspectivas do mercado chinês e expectativas de crescimento. Veremos cada vez mais chineses viajando por aí! Estamos preparados?

O diálogo mais polêmico do dia ficou por conta de Brian Sharples, fundador e CEO da HomeAway. A empresa existe há 10 anos e seu principal concorrente é o Airbnb. Brian anunciou a associação com o Gogobot, site de revisões (no modelo TripAdvisor). Com isso, os viajantes poderão compartilhar opiniões com mais facilidade, direto da plataforma HomeAway.

Dando ainda mais ênfase ao modelo de compartilhamento, ele também divulgou parceria com o aplicativo Uber para facilitar o agendamento de transfers.  Claramente, a empresa está mudando seu direcionamento para enfrentar o concorrente mais novo e mais conhecido, enfocando mais na experiência dos viajantes e equilibrando com a ênfase anterior dada aos proprietários. Questões como impostos, segurança e ameaças ao mercado hoteleiro foram discutidas e a conclusão é uma só: o modelo está aí para ficar e só vai crescer.

O CEO do Kayak, Steve Hafner foi entrevistado por Lorraine Sileo da Phocuswright. Ele foi bastante crítico com o seu próprio produto. Foi enfático ao dizer que busca e reserva de voos e hotéis é uma commodity e que é preciso pensar em formas de facilitar a vida de usuários e ser mais criativo. Usou o Tinder como referência positiva, sugerindo que o Kayak pode adotar modelo parecido para escolha de hotéis. O foco é total em plataformas móveis. Quando perguntado que concorrente ele eliminaria, foi veemente: Google! OTAs e metasearches gastam muito dinheiro em publicidade com eles! 😉

O conteúdo terminou com o CEO da Phocuswright, Tony D’Astolfo entrevistando o presidente da Expedia, Dara Khosrowshashi. 50% da receita da Expedia é originada nos Estados Unidos e a outra metade é internacional, mas o objetivo é ampliar a audiência global. A empresa está crescendo no mercado Ásia Pacífico, principalmente na China e com a aquisição da australiana Wotif. A expansão da Expedia para os próximos anos será orgânica e focada em plataformas móveis. Dara falou que o aplicativo da Hotels.com é sua inspiração pela facilidade, assim como o Uber. Outro ponto relevante comentado é que as diferenças entre OTAs, metasearches, sites de revisão e outros estão cada vez menos nítidas e esta é uma tendência, com cada negócio oferecendo uma experiência mais completa para seu usuário.

Sobre as tentativas dos hoteleiros em incentivar as reservas diretas e não utilizar mais empresas como Expedia, Dara falou que é preciso ter uma abordagem mais ampla, entendendo que eles não são apenas um custo e sim uma forma de expor a marca.  O CEO disse que cabe aos hoteleiros oferecer uma experiência online tão incrível fazendo com que na próxima vez o cliente busque direto. Para finalizar Tony perguntou, se Dara acha que a Expedia incomoda mais os hoteleiros que o Airbnb e a resposta foi não. Certamente o Airbnb incomoda mais.

Boas questões para refletir, não é?!

E o dia encerrou com a premiação das empresas mais inovadoras do Travel Innovation Summit. PassportCard levou um dos prêmios. Leia aqui o que falamos sobre eles.

Amanhã tem mais, pessoal!