Google e Waze desafiam o Uber


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O Google se prepara para concorrer com o Uber usando um de seus aplicativos mais populares, o Waze.

Entretanto, em vez de permitir que os usuários contratem motorista comuns para levá-los a qualquer lugar, no sistema seria possível apenas pegar carona com alguém que esteja indo para o mesmo caminho. A intermediação é feita pelo aplicativo de mapas, que o Google comprou em 2013.

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A driverless car is on display at Google Headquarters in Mountain View, California on Tuesday, September 25, 2012. California Gov. Jerry Brown signed Senate Bill 1298 at Google headquarters. The bill will allow driverless cars to be operated on public roads for testing purposes. (Gary Reyes/San Jose Mercury News/MCT)

De acordo com o jornal “The Wall Street Journal”, a empresa planeja iniciar os testes em San Francisco ainda neste ano – desde março, estão sendo feitos testes na Califórnia com funcionários de empresas específicas, e agora o projeto deve ser ampliado.

A companhia diz que vai fazer com que as tarifas pagas aos motoristas sejam baixas o suficiente para não encorajar que os usuários se tornem motoristas em tempo integral, como acontece com o Uber. Durante os testes, os motoristas estão recebendo US$ 0,54 por milha (ou R$ 1,10 por km), menos do que oferecido por rivais como Uber e Lyft.

Não seria o primeiro ponto de colisão entre Google e Uber (ambas as empresas trabalham, por exemplo, na criação de carros autônomos, que se dirigem sozinhos).

Nesta segunda-feira, foi anunciado que David Drummond, executivo da Alphabet (controladora do Google), deixou de ser membro do conselho de administração do Uber. estava no posto desde 2013. O motivo foi a “sobreposição” entre os negócios das duas companhias.