Hospital cria primeiro restaurante com chefs soropositivos do Canadá
June’s. An HIV + Eatery. teve a colaboração de 14 chefs com HIV positivo para dissipar os estigmas sobre o assunto
June’s é um restaurante pop-up organizado pelo Casey House, um hospital de Toronto para pessoas que convivem com o HIV e a AIDS. Ele foi lançado para ajudar a acabar com os mitos ultrapassados sobre a doença.
A ideia veio depois que um estudo recente descobriu que metade dos canadenses disse que não comeriam ou compartilhariam alimentos preparados por alguém que fosse HIV positivo. Muitos acreditavam incorretamente que o HIV poderia ser transmitido através de um toque de pele, saliva ou compartilhando copos ou talheres.
No restaurante, os chefs usam aventais com frases que criticam o mito e expõem suas realidades com o preconceito. A experiência de servir e preparar alimentos permite que as pessoas com HIV tenham a oportunidade de mostrar ao público em geral o que é viver realmente com o vírus.
Os avanços médicos relacionados ao HIV mudaram drasticamente nos últimos 30 anos: uma vez que, agora, é possível estabilizar a doença com uma combinação de medicamentos. Mas, a percepção pública ainda está presa na década de 1980.
June´s ficou aberto apenas dois dias de novembro, atendendo a 200 clientes que compraram seus lugares reservados por US$ 98. Todos os ingressos foram vendidos em menos de duas semanas e, com uma demanda tão forte, outro evento administrado por funcionários HIV positivos pode acontecer a qualquer momento.