Gastronomia

Hambúrgueres preparados por robô fazem sucesso nos EUA


Você está lendo: Hambúrgueres preparados por robô fazem sucesso nos EUA

Baseado em São Francisco, o Creator, é o lar do primeiro hambúrguer totalmente preparado por um robô no mundo.

Através de uma cápsula de vidro é possível ver o ‘chef’ preparar o seu lanche. Ele é uma máquina, cortando pãezinhos, adicionando condimentos, grelhando a carne e montando um hambúrguer sem qualquer intervenção humana.

Uma fileira de pães frescos se move para a direita e deixa cair apenas um por uma fenda onde uma pequena serra corta ao meio. A máquina passa uma pequena quantidade manteiga, tosta o pão e coloca-o em uma caixa em uma esteira, onde uma porção precisa de cada molho é adicionada ao pedido, corta tomates e cebolas em tempo real, rala o queijo e moi a carne.

Em cinco minutos, sua refeição está pronta!

O robô também filtra a fumaça da cozinha e o restaurante não tem o cheiro de um lugar onde centenas de hambúrgueres foram grelhados, apesar do fato de que as duas máquinas no espaço podem preparar até 240 hambúrgueres por hora.

Quando os clientes entram, os funcionários os cumprimentam, explicam as muitas opções de molhos e ajudam a fazer pedidos: é possível ajustar todos os ingredientes com um nível de precisão que não se consegue em uma lanchonete regular (pode até decidir se quer seu ketchup em cima ou embaixo da carne).

Alex Vardakostas, co-fundador e CEO do Creator, acredita que o robô é apenas um utensílio, para facilitar a vida. O uso da máquina possibilita melhorar a qualidade de um hambúrguer e, ao mesmo tempo, manter os custos baixos – os hambúrgueres custam a partir de US$ 6. O robô é tão barato de operar que o restaurante pode comprar ingredientes de alta qualidade.