Google Maps anuncia novos recursos com foco em acessibilidade
O Google anunciou recentemente um conjunto de novos recursos e atualizações focadas em acessibilidade com o objetivo de facilitar o uso de seus produtos por pessoas com deficiência.
Ao solicitar rotas no Google Maps, as pessoas agora podem ter acesso à percursos adequados para cadeiras de rodas. Se houver dados disponíveis, o Google escolherá um caminho que não inclua, por exemplo, escadas ao longo do caminho.
O recurso baseia-se em trabalhos anteriores para identificar locais com entradas acessíveis para cadeiras de rodas, indicadas com um ícone de cadeira de rodas. As empresas agora também podem exibir se são de propriedade de pessoas com deficiência.
Já para pessoas com deficiência visual, o Google adicionou um aplicativo de ampliação em parceria com o Royal National Institute of Blind People e a National Federation of the Blind.
A atualização amplia textos pequenos, objetos minúsculos ou detalhes difíceis de ler mais distantes, como uma placa de rua ou um menu de restaurante. O aplicativo ajusta automaticamente o brilho em ambientes com pouca luz, e os usuários podem aplicar filtros e outros efeitos visuais para tornar o texto de baixo contraste mais legível.
Tornar os produtos mais acessíveis às pessoas com deficiência é a prioridade, porém, esses recursos também podem beneficiar outras pessoas, por exemplo, rotas adequadas para cadeiras de rodas também são ideais para aqueles que estão com carrinhos de bebê. Um aplicativo de ampliação poderoso não apenas ajuda pessoas com diagnóstico de visão subnormal, mas também pode ajudar pessoas que não têm um óculos à mão.
Essa é a beleza do design universal: ele elimina obstáculos para alguns e ao mesmo tempo eleva a usabilidade para todos, independentemente de seu status de habilidade.