Google Maps anuncia recursos para motoristas de veículos elétricos
Recentemente, o Google Maps introduziu novos recursos para facilitar a condução de veículos elétricos, abordando preocupações comuns entre seus motoristas.
O primeiro recurso tem como objetivo sugerir as melhores paradas para carregamento em viagens mais curtas com base no tráfego, níveis atuais de bateria e consumo de energia esperado – facilitando o planejamento de rotas.
Além disso, os motoristas podem trocar as estações de carregamento sugeridas por outras com apenas alguns toques.
O Google Maps também está adicionando um filtro para estações de carregamento ‘muito rápidas’, estas possuem carregadores com potência igual ou superior a 150 kW, permitindo que o condutor abasteça o veículo e volte à estrada em menos de 40 minutos.
Por fim, o serviço de pesquisa e visualização de mapas exibirá estações de carregamento de veículos elétricos em seus resultados, tornando mais fácil para os motoristas identificarem estações em locais como supermercados e incluir a recarga quando estiverem realizando suas tarefas diárias.
Os novos recursos estão disponíveis para aqueles que dirigem veículos com o Google integrado e se tornarão mais valiosos à medida que o número de carregadores de veículos elétricos públicos estiverem definidos para surgir.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a Tesla disponibilizará 7.500 estações Supercharger para veículos elétricos não Tesla até o final de 2024 – um compromisso impulsionado por estipulações na Lei de Redução da Inflação.
A transição para veículos elétricos apresenta uma ampla gama de oportunidades para desenvolver produtos e serviços inovadores que podem gerar lucros enquanto impactam positivamente o meio ambiente. Por aqui, já citamos o turismo de recarga. O que você achou da iniciativa?