Garrett Oliver em Curitiba – Cervejas & Charutos
Lembram do Garrett Oliver – uma autoridade quando o assunto é cerveja? Então, ele está no Brasil e a parceira do Disque9, Daniele Volcov tem acompanhado a programação do cervejeiro no país.
Pela primeira vez na carreira, Garrett realizou uma harmonização entre cervejas e charutos. A Daniele teve a oportunidade de participar do evento e nos conta abaixo sobre a experiência. Fantástico!
***
Garrett Oliver está de volta ao Brasil!
Desde que chegou ao país, há 12 dias, participou de uma intensa programação de atividades cervejeiras pelo país, mas também conseguiu curtir o Carnaval no Rio e em Salvador. Em sua agenda, participou como juiz do Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas, que aconteceu no último final de semana em São Paulo, promoveu jantares e almoços harmonizados com séries especiais e exclusivas de cervejas da Brooklyn e conduziu pela primeira vez em sua carreira uma harmonização entre cervejas e charutos.
O evento aconteceu em Curitiba, que teve lotação máxima de participantes, ávidos por ouvir os ensinamentos do renomado mestre cervejeiro.
Durante a degustação foram servidas 4 cervejas da Brooklyn Brewery harmonizadas com o belo charuto cubano, Partagas Serie D No, um Robusto encorpado com notas amadeiradas e de especiarias. A cada cerveja, novos sabores eram revelados em harmonia com o charuto. A sequência do serviço foi:
1. East India Pale Ale
A primeira cerveja, uma IPA clássica, foi a cerveja de calibração e aquecimento para a sequência que estava por vir.
2. Monster Ale
A harmonização com o charuto começou mesmo, com a Monster Ale, uma barley wine com 10% de teor alcoólico com sabores intensos frutados remetendo a cerejas. O charuto realçou o dulçor da cerveja, que por sua intensidade trouxe equilíbrio à combinação.
3. Black Chocolate Stout
Também com 10% de teor alcoólico, esta cerveja é uma imperial stout, uma cerveja escura e encorpada que apresenta sabores de chocolate proveniente dos maltes tostados utilizados em sua fabricação. E foi justamente essa característica tostada que harmonizou muito bem com os sabores do charuto.
4. Black Ops
Uma cerveja sensacional. Mais uma imperial stout, escura, com 11,3% de teor alcoólico, maturada em barris de Bourbon por 4 meses, que conferem sabores de vanilla e coco à cerveja. Refermentada na garrafa com leveduras de champagne, apresenta corpo vibrante e espuma cremosa. Em minha opinião, o melhor casamento dos três, embora nenhuma das três combinações tenha deixado a desejar com o Partagas.
***
Daniele Volcov é especializada na área de alimentos & bebidas, chef, conhecedora de vinhos e sommelier de cervejas. Além disso, é proprietária da Nazdarovia, empresa organizadora de eventos gastronômicos e parceira do Disque9 na organização dos nossos eventos e outras coisitas mais! Divirtam-se!