Hospedagem

Estúdio de arquitetura traz a tradição de Pequim para reforma de hotel


Você está lendo: Estúdio de arquitetura traz a tradição de Pequim para reforma de hotel

XinXian Inn recria a atmosfera e a história dos hutongs chineses com design e hospitalidade

Muitos hotéis gostam de deixar claro sua posição em ser uma segunda casa para seus hóspedes. Com essa ideia na cabeça, o estúdio Penda de Pequim, fez um projeto de restauração para esta antiga hospedaria que remete aos famosos hutongs: bairros tradicionais que refletem o antigo modo de vida do pequinês, numa atmosfera atemporal. As vilas possuem um estilo arquitetônico único, típico da região, com pequenas casas em volta de um pátio central.

O XinXian Inn Hotel está localizado no distrito de Dongcheng, no centro de Pequim, onde existiam muitos hutongs tradicionais, mas que agora estão escondidas atrás dos empreendimentos comerciais modernos ou foram substituídas por blocos imobiliários altamente lucrativos.

Trabalhando com um orçamento apertado, os tijolos escuros, a madeira e o vidro fazem referência à arquitetura tradicional do bairro. A grande parede de vidro da entrada permite que a luz ilumine o lobby no térreo, bem como crie uma conexão visual entre a rua e o interior.

Ao entrar no hotel, o corredor parece ser uma viela que atravessa um bairro de pequenas casas. Com muitas plantas ao longo do caminho, a atmosfera entre interior e exterior desaparece e o hotel cria um pequeno hutong por si só.

As estruturas de madeira em forma de casa, onde os hóspedes podem se encontrar, socializar ou trabalhar, são intercaladas em todas as áreas de circulação, substituindo o corredor padrão anterior.

A ideia de criar espaços de reunião, áreas públicas ou uma atmosfera de bairro é um tema comum para todo o hotel.

Ver os hóspedes conversando e relaxando reflete de certa forma a imagem tradicional de Pequim, onde as ruas de um hutong eram um espaço público e as pessoas discutiam, descansavam, dançavam ou jogavam cartas na frente de suas casas.

As fotos são de Xia Zhi, veja na galeria.