Viagens

Estudantes criam cadeira de rodas para viagens aéreas


Você está lendo: Estudantes criam cadeira de rodas para viagens aéreas

A tecnologia provou ser capaz de impactar positivamente na vida das pessoas com deficiência, inclusive no turismo, transformando o mundo em um local mais inclusivo. A novidade, desta vez, vem de dois estudantes da Universidade Americana de Sharjah – nos Emiratos Árabes Unidos – que projetaram uma cadeira de rodas ideal para viagens aéreas.

Aamer Siddiqui e Ali Asgar viram a necessidade de uma cadeira de rodas única que funcione do começo ao fim de uma jornada aérea, facilitando o acesso e a mobilidade para passageiros com deficiência motora. O design em forma de C permite que a cadeira escorregue para dentro do assento padrão existente e também é estreita o suficiente para passar em corredores de avião.

Ela também foi cuidadosamente projetada para complementar os recursos de voo existentes. Por exemplo, ela usa o cinto de segurança da aeronave e fornece acesso a recursos de entretenimento e segurança durante o voo. Fora do avião, funciona como qualquer outra cadeira de rodas por meio de controles manuais ou elétricos. A cadeira também é dobrável, com sua altura capaz de diminuir em 64%.

Os alunos estão atualmente trabalhando para aperfeiçoar um modelo de trabalho que eles possam usar como protótipo. Eles pretendem, por fim, direcionar os modelos diretamente para os clientes e em maior escala para as próprias companhias aéreas.

O uso de cadeiras de rodas em viagens é uma questão importante, ainda que relativamente desconhecida, para muitos portadores de deficiências. Criar uma maneira de melhorar o design tradicional para integrar-se à infraestrutura existente é eficiente em termos de custo e é um meio eficaz de melhorar a acessibilidade para diversos públicos.