Champs-Élysées será transformada em um grande jardim público
Em todo o mundo, os moradores dos centros urbanos passaram a refletir mais sobre o que significa se sentir bem na cidade onde vivem, dando início a demandas de desenvolvimento do bem-estar urbano.
Pensando nisso, Paris vai passar por uma “renovação verde”, como uma tentativa de expandir os espaços verdes da cidade. O poder público anunciou recentemente que irá transformar a Champs-Élysées em um grande jardim público.
O projeto, que deve ser concluído em 2030, verá o trecho de 1,9 km do centro de Paris transformado em um jardim extraordinário. Entre os novos planos para o local estão a redução do espaço de veículos pela metade, a transformação das ruas em áreas verdes e exclusivas para pedestres.
Além disso, também serão criados grandes túneis de árvores para melhorar a qualidade do ar e o comitê responsável pelo planejamento das mudanças também pensa em redesenhar a Place de la Concorde e a Torre Eiffel – com mais fontes, lagoas e parques ao redor do atrativo.
Um dos arquitetos que trabalha no projeto, considera a Champs-Élysées um lugar que reflete muitos dos problemas que as cidades globais enfrentam atualmente, como: poluição, muitos carros, overtourism e consumismo. Através do redesenho do espaço ele espera que a área se transforme em um espaço mais ecológica, agradável e inclusivo. Confira mais detalhes aqui.