Viagens

Ônibus elétricos sem motoristas chegam em Paris


Você está lendo: Ônibus elétricos sem motoristas chegam em Paris

EasyMile traz a tecnologia para o transporte público da capital francesa

Veículos autônomos tem se tornado uma realidade em muitas cidades preocupadas com a questão da mobilidade urbana. A metrópole mais recente a usar tal tecnologia é Paris, que também vem lutando contra a poluição, e levou a olhar para as soluções de transporte público autônomos e elétricos.

Ainda é um começo, com apenas dois ônibus circulando entre Lyon e Austerlitz, numa distância de cerca de 1 km. No entanto, os passeios gratuitos serão expandidos para outros locais da cidade até o final deste ano.

Construído pela empresa francesa EasyMile, o veículo EZ10 pode acomodar até 12 pessoas e usa câmeras, sensores e GPS para se locomover. Com uma velocidade máxima de apenas 20 km/h, o ônibus é mais adequado para viagens curtas, como em aeroportos, shoppings e parques de diversões.

A tecnologia chamou a atenção de outras cidades, como em Helsinque, na Finlândia, e em Darwin, na Austrália. Outra empresa francesa, a Navya, lançou recentemente seu ônibus autodirigidos para as ruas de Las Vegas, enquanto Cingapura e China têm experimentado projetos muito semelhantes.

MainBanner-EasyMile-Darwin-1395x600