Gastronomia

Cervejaria cria embalagem que alimenta animais marinhos


Você está lendo: Cervejaria cria embalagem que alimenta animais marinhos

Nos EUA é muito comum a venda de latas cervejas embaladas em anéis de plástico. Porém, há fotos assustadoras destes anéis causando danos à vida marinha – assim como todo o plástico descartado nas areis das praias de todo o mundo.

Uma cervejaria da Flórida encontrou uma solução inteligente: substituir o plástico dos anéis por um produto biodegradável, que pode até servir como um lanche para os animais marinhos.

A Saltwater Brewery, uma microcervejaria artesanal em Delray Beach, desenvolveu os anéis. Tecnicamente chamados de E6PR (abreviação de “Eco Six Pack Ring”), eles são feitos a base de trigo e cevada, 100% biodegradáveis e compostáveis. São apontados como uma alternativa ambientalmente amigável aos anéis de plástico porque, uma vez no oceano, eles gradualmente se desintegram ao longo de alguns meses – e são projetados para serem tão ecologicamente inofensivos quanto possível durante esse tempo.

O E6PR também ganhou as marcas famosas e começou a ser utilizado pela cerveja Corona, sendo a primeira grande marca de cerveja a testar os anéis sem plástico. A Corona vai implantar os anéis isentos de plástico em seis mercados selecionados, iniciando em Tulum, no México  – a terra natal da Corona – agora no início de 2019.

O movimento da Corona é parte de um esforço maior com a organização ambientalista Parley for the Oceans para mudar as embalagens para algo mais ecológico e ajudar a reduzir a poluição gerada pelo plástico.

E a guerra contra o plástico continua em larga escala. Em setembro de 2018, a cervejaria dinamarquesa Carlsberg anunciou que estará retirando gradualmente os anéis de plástico que conectam suas latas. Os anéis serão substituídos por uma cola que resiste a temperaturas baixas e pode ser reciclada junto com a lata.