Alstom tem o primeiro trem movido a hidrogênio
À medida que a consciência ambiental se torna muito mais prevalente entre os consumidores, temos visto um aumento nas inovações de transporte ecologicamente corretas. A novidade é com a europeia Alstom, que deu um passo adiante com a criação do primeiro trem movido a hidrogênio do mundo.
Os esforços para desafiar o poder dos combustíveis a base de petróleo são grandes, principalmente por causa da poluição que o diesel, por exemplo, pode causar. A tecnologia do hidrogênio é mais cara, porém mais ecologicamente correta.
Os planos para o projeto começaram na InnoTrans 2016, e dois anos depois ele está pronto para uso comercial. O trem chamado de Coradia iLint está livre de emissões de dióxido de carbono e emite apenas vapor e água condensada, pode viajar numa velocidade de até 140 quilômetros por hora e tem baixos níveis de ruído. Ele funciona convertendo oxigênio e hidrogênio em eletricidade, além disso, pode viajar por até mil quilômetros com apenas um tanque de hidrogênio.
Atualmente, os trens atendem passageiros que viajam entre as cidades alemãs de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehude, no norte da Alemanha – um trecho normalmente movido por trens a diesel.
A cerimônia de inauguração foi em Bremervoerde, a estação onde os trens serão reabastecidos com hidrogênio. A Alstom informou que planeja entregar outros 14 dos trens de emissões zero para a Alemanha até 2021. Outros países também estão interessados nos trens de hidrogênio, incluindo Grã-Bretanha, Holanda, Dinamarca, Noruega, Itália e Canadá. Na França, o governo já disse que quer que o primeiro trem de hidrogênio esteja nos trilhos até 2022.
O aumento da popularidade dos veículos movidos a hidrogênio provavelmente reduzirá o custo. Portanto, pode não demorar muito para vermos outras empresas e governos seguindo o exemplo e projetando seus próprios sistemas de transporte movidos a hidrogênio.