Gestão

Aeroportos brasileiros anunciam salas multissensoriais


Você está lendo: Aeroportos brasileiros anunciam salas multissensoriais

Os aeroportos brasileiros de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) anunciaram recentemente salas multissensoriais para melhorar a experiência de pessoas neurodivergentes que transitam por seus espaços.

As salas, que foram elaboradas pelo Governo Federal e alinhadas às metas globais da ONU de desenvolvimento social, foram inauguradas um dia após a celebração do Dia Mundial do Orgulho Autista – celebrado no dia 18 de Junho.

A iniciativa tem como objetivo receber bem todos os passageiros, sem exceção, e proporcionar segurança  durante momentos de espera.

As salas foram projetadas para ampliar a inclusão e melhorar a experiência de pessoas neurodivergentes que utilizam os aeroportos, para isso, os espaços contam com iluminação especial, painéis de atividades, forro com revestimento acústico e mobiliário planejado para aumentar o conforto desses usuários.

Em Congonhas, o ambiente ganhou uma piscina de bolinhas iluminada, máquina de bolhas de sabão e projetor de efeitos e vídeo. O espaço fica localizado na sala de embarque, próximo ao portão 4.

Já no Santos Dumont, o local possui aromaterapia, globo de luzes e equipamento de som com acionamento por Bluetooth, para que os passageiros possam selecionar a música ambiente. A sala fica no terminal de embarque, logo após o Raio-X.